Resumo
Partiu-se da preocupação com a identificação de especificidades da saúde dos professores de Educação Física (EF) que atuam em nível escolar, estudando-se licenças médicas (LM) de tais profissionais da rede Municipal de Ensino de Campinas. Como objeto de estudo, tomou-se a população de 62 professores efetivos de EF admitidos nesse exercício profissional no período de junho/1991 a maio/1994, caracterizados como Grupo Observacional (GO). Apropriou-se, como Grupo Comparativo (GC), de 57 docentes de Português (P) e de Matemática (M). Consistiu o estudo em observacional de tipo prospectivo não concorrente. A fonte de dados foi constituída pelos respectivos prontuários do Serviço Médico do Servidor, local este, atualmente chamado Divisão de Saúde do Servidor - Serviço de Saúde Ocupacional da Prefeitura Municipal de Campinas;com vistas a sistematizar aspectos epidemiológicos descritivos, foram buscadas informações referentes a sexo, faixa etária, estado civil, naturalidade, data de exame médico pré-admissional, disciplina de atuação, séries de trabalho, tempo de experiência (em anos) na função de professor, além de diagnósticos que levaram às licenças médicas. Tais informações foram transcritas de protocolos próprios para planilhas específicas, informatizadas com assessoria estatística do Departamento de Bioestatística do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Botucatu, do qual se contou também com apoio para tratamento e análise estatística dos dados. Em algumas variáveis de interesse aplicou-se a estatística não-paramétrica quiquadrado de Pearson (?qui POT. 2?) e, em casos de comparação de postos médios, o teste estatístico não-paramétrico de Mann Withney. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.