Licenciatura em Educação Física e a Realidade da Educação Básica: a Percepção de Futuros Professores
Por Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Claudio Kravchychyn (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Jorge Both (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Heres Faria Ferreira Becker Paiva (Autor).
Resumo
O estudo teve por objetivo verificar a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física sobre a sua formação inicial e a relação desta com o contexto escolar. Participaram da pesquisa 52 estudantes de uma universidade pública do norte do Estado do Paraná, Brasil, ao final do estágio curricular. Com base nas resoluções nacionais para a formação de professores, projeto pedagógico e ementas do curso, delineou-se uma matriz baseada nas dimensões teóricas “construção da identidade”, “relação com a escola” e “saber pedagógico”, que deu origem a 10 unidades de análise, gerando um questionário que foi respondido pelos participantes. Os achados da pesquisa demonstram potencialidades e fragilidades no processo de interação entre atividades de sala de aula e extraclasse, mais notadamente o estágio supervisionado e projetos de ensino, pesquisa e extensão, ações consideradas imprescindíveis à formação de professores.