Liderança Efetiva dos Treinadores Sob a Percepção de Jovens Atletas de Futebol

Por: Camila Cristina Fonseca Bicalho, Flaviane Henriques da Silva Maia, Guilherme Pires Sena, Marcelo Vilhena Silva e Ramon Oliveira de Sena.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.17 - n.4 - 2018

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de liderança efetiva do treinador de futebol das categorias de base a partir da percepção dos atletas de futebol e comparar os estilos de liderança autocrático e democrático percebido e real dos treinadores a partir da percepção dos atletas de futebol das categorias de base. No esporte o cargo do líder exige grande responsabilidade e tem um desafio que é ser um líder efetivo. A liderança é tratada como um fator crucial para se atingir o sucesso e uma liderança efetiva contribui para que as metas sejam alcançadas. Assim, o perfil de liderança do treinador é um fator importante e afeta diretamente o ambiente emocional dos atletas durante os treinamentos e competições. O estudo cumpriu as normas éticas de pesquisa e foi autorizado pelo CEP/UEMG 68251817.8.0000.5525. Participaram do estudo 53 atletas de futebol das categorias sub-17 e sub-19 de um clube de futebol profissional da série A do Brasil. O instrumento utilizado foi a Escala de Liderança Revisada para o Esporte (ELRE). O estudo foi transversal, qualitativo. Os procedimentos estatísticos foram calculados no pacote SPSS® versão 22.0. Os resultados mostraram que o perfil de liderança preferido pelos atletas de futebol da categoria sub-17 e sub-19 é o estilo de liderança democrático. Entretanto, o perfil de liderança real dos treinadores tende a ser autocrático. Conclui-se que os treinadores de futebol das categorias sub-17 e sub-19 podem não apresentar um perfil de liderança efetiva durante a formação destes atletas.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1391

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.