Limiar Anaeróbico de 4,0mm é Capaz de Estimar a Máxima Fase Estável de Lactato de Jogadores de Futebol em Testes de Campo
Por Daniel Barbosa Coelho (Autor), Rodrigo Figueiredo Morandi (Autor), Rodney Coelho da Paixão (Autor), Thiago Teixeira Mendes (Autor), Diego de Alcantara Borba (Autor), Cristiano Lino Monteiro De-barros (Autor), Emerson Rodrigues Pereira (Autor), Christian Emmanuel Torres Cabido (Autor), Emerson Silami Garcia (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 23, n 2, 2015.
Resumo
Diante à importância da capacidade aeróbia para o desempenho de jogadores de futebol, o Limiar Anaeróbio tem sido um parâmetro comumente utilizado para a avaliação desses atletas. Todavia, faltam informações a respeito da validade dos protocolos de campo adotados no meio futebolístico. Portanto, o objetivo do presente estudo foi comparar os valores de velocidade de corrida (VC) e frequência cardíaca (FC) associados à MFEL e OBLA, e verificar se uma concentração fixa de lactato de 4 mM pode ser utilizada para estimar a MFEL em jogadores de futebol em testes de campo. Para tanto 22 jogadores de futebol da categoria sub 20 anos (18,1 ± 0,2 anos) foram avaliados. O OBLA foi considerado como a VC correspondente a lactatemia de 4,0mM e a MFEL foi determinada por meio de exercícios submáximos de intensidade constante com duração de 30 minutos. Os resultados não demonstraram diferenças significativas entre VC e FC identificadas pela MFEL e OBLA e apresentaram correlação significativa entre VC identificada pela MFEL e OBLA (r=0,56; p<0,01). Conclui-se que a concentração fixa de lactato 4mM (OBLA) pode ser utilizada para estimar a VC associada a MFEL em jogadores de futebol em testes de campo. A FC deve ver utilizada com cautela quanto aplicada isoladamente para controle de intensidade.