Limites e possibilidades da formação docente e a educação inclusiva: Experiências no curso de licenciatura em educação física na universidade federal fluminense / uff
Por Michelli Agra (Autor).
Resumo
Esta pesquisa, resultante de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal Fluminense/UFF, no ano de 2020, versa sobre formação de professores e educação inclusiva, considerando as experiências no curso de licenciatura em educação física da UFF. A problematização central foi: ‘Para que a formação do professor assume prioridade face à urgência de se enfrentar a violência e a manifestação do preconceito na escola?’ O referencial teórico-metodológico foi a Teoria Crítica da Sociedade, com base no pensamento de Adorno (2011) e comentadores contemporâneos. Participaram do estudo uma coordenadora, quatro docentes da disciplina ‘Pesquisa e Prática de Ensino’, onze professores egressos do curso e vinte e oito estudantes. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a formação do professor de Educação Física, tendo como lócus o Instituto de Educação Física/IEF. A relevância desta discussão se encontra na perspectiva de pensar a formação no contexto da sociedade de classes, tal como seus limites e possibilidades.