Linguagem Corporal na Promoção de Resiliência: Uma Prática Educacional com Acadêmicos do Curso de Educação Física
Por ângela Adriane Schmidt Bersch (Autor), Eliane Lima Piske (Autor).
Em Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE v. 5, n 3, 2019.
Resumo
O artigo apresenta a linguagem corporal como mecanismo de proteção e promoção de resiliência em intervenções para formação de acadêmicos de Educação Física de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. A pesquisa foi qualitativa e a Grounded Theory e o software Atlas.Ti foram as bases de análise das informações. As intervenções foram realizadas por meio de estratégias pedagógicas com a temática central da linguagem corporal com foco nas emoções e sentimentos dos estudantes. Os resultados na vivência da corporeidade foram apontados como possibilidades de mudanças nas novas aprendizagens e experiências relacionais. Estes podem ser fatores potencializadores da resiliência pela via corpórea pelas evidências de que geraram possibilidades de superação das adversidades de cada um.
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