Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - Lee Defe: o Compromisso com a Relação Entre Epistemologia e Prática Pedagógica
Por Vilmar José Both (Autor), Maristela da Silva Souza (Autor), Ecléa Vanessa Canei Baccin (Autor).
Resumo
Esse trabalho busca apresentar o compromisso da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar (LEEDEFE) com a relação entre epistemologia e prática pedagógica. Para tanto, fazemos um relato da construção Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - LEE DEFE: o compromisso com a relação entre epistemologia e prática pedagógica Para tanto, fazemos um relato da construção e organização da LEEDEFE, apresentando sua base teórica e atividades que realiza no âmbito do tripé ensino-pesquisa-extensão, visando demonstrar nossas concepções, e, nosso posicionamento na relação universidade-sociedade. A partir disso, realizamos uma discussão acerca da Educação Física e da Epistemologia, com base em autores dessas áreas, e, como síntese, defendemos a importante relação entre epistemologia e prática pedagógica, entendendo que essa relação auxilia os professores a superarem a imediaticidade cotidiana qualificando sua prática pedagógica.