Resumo

Os objetivos deste trabalho são apresentar um conjunto de obras literárias, materiais e recursos didáticos, além de exemplificar algumas experiências realizadas em contextos reais de prática pedagógica em Educação Física que utilizam a literatura infantil com temática relacionada à cultura corporal de movimento. Tais materiais, recursos didáticos e experiências, todos em língua portuguesa, desenvolveram-se no Brasil entre os anos 2012 e 2016, abarcando diferentes etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Um corpus com mais de 50 livros infantis de narrativa, poesia e informativo sobre Brincadeiras, Jogos, Esportes, Danças, Ginásticas, Lutas e Exercício Físico foi empregado com o auxílio do Banco de Livros Infantis em Educação Física e Esporte no Brasil, organizado sob a forma de CD-ROM. A utilização deste recurso didático-tecnológico gerou um conjunto de possibilidades e experiências pedagógicas como, por exemplo, aulas práticas, exposições artísticas temáticas e projetos de pré-iniciação científica, desenvolvidos em diferentes espaços pedagógicos (quadra, sala de aula, biblioteca e laboratório de pesquisa) com alunos entre 6 e 18 anos de idade. As obras infantis, os materiais, os recursos didáticos e as experiências (pouco convencionais e inovadoras) realizadas têm-se caracterizado como factíveis e consistentes exemplos práticos de interlocução entre a Educação Física e a área de Linguagens, possibilitando experiências de criação, produção e de fruição. A valoração discente e docente acerca das experiências realizadas tem sido positiva e, de uma maneira prospectiva, consideram-se prementes as iniciativas fundamentadas que utilizem a literatura infantil enquanto manifestação constitutiva da cultura corporal de movimento.

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