Resumo

Este artigo discute a produção editorial de um livro de futebol como estratégia de marketing esportivo, tendo como objeto de análise o livro Cruzeiro Tetracampeão Brasileiro 2014, de Guilherme Guimarães e Thiago Soraggi. Para esta avaliação, considerou-se o sítio eletrônico da obra, bem como uma pequena entrevista realizada com um dos autores via e-mail, e analisou-se o caso sob os preceitos editoriais contemporâneos de Schiffrin (2006; 2011) e Thompson (2013) e a partir do conceito de marketing esportivo de Melo Neto (2007; 2013). Além da discussão a respeito do processo de publicação do livro sob os holofotes da conquista do Campeonato Brasileiro pelo clube em questão, pretendeu-se também avaliar brevemente o interesse dos leitores-torcedores pelo produto, cujo público denominou-se mais restrito (colecionadores). Como conclusão, foi possível confirmar o êxito do livro dentro de sua proposta, bem como o valor do produto para o público-alvo e a sua relevância para o registro de uma memória recente, com as peculiaridades da produção de uma edição independente e licenciada. Ademais, a análise permitiu notar que algumas estratégias antigas de marketing do mercado de livros de futebol ainda são mantidas e usadas nos dias atuais.

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