Resumo

Objetivo: analisar como a companhia de circo contemporânea Cirque du Soleil aumenta progressivamente a intensidade dramática das cenas em suas criações, a fim de transferir sua forma de composição para outras criações, e também propor os critérios utilizados, em um contexto pedagógico que utiliza circo como recurso educacional. Metodologia: foi utilizada a metodologia observacional, através da aplicação de um formato de campo, aplicado ao estudo dos dez espetáculos da empresa que realizou entre 1986 e 2005. Esse instrumento foi elaborado aplicando as lentes da ciência da ação motriz, a praxiologia motriz. Resultados e discussão: os resultados mostram várias formas de acentuação de intensidade dramática, ligadas aos componentes da lógica interna do espetáculo circense: para os companheiros, aumentando o número de pessoas envolvidas na realização de ações motrizes; para o espaço, variando as figuras, aumentando sua dificuldade e risco, aumentando a altura em que são feitas, ou reduzindo a superfície de suporte; no tempo, prolongando o tempo de vôo, mantendo o tempo de execução de várias figuras ou aumentando a velocidade de execução; e para objetos, aumentando o número de objetos envolvidos nos números. As conclusões destacam que o conhecimento exaustivo dos componentes da lógica interna do circo permitirá recriar crescendos na dramaturgia dos números circenses. Considerações Finais: essas formas de crescendo são usadas na progressão dos números de uma empresa profissional, mas são igualmente aplicáveis ​​à composição de cenas de circo em um contexto educacional.

Referências

ANGUERA, Maria Teresa; BLANCO, Angel; LOSADA, José Luis; HERNÁNDEZ MENDO, Antonio. La metodología observacional en el deporte: conceptos básicos. Lecturas: EF y Deportes. Revista Digital, 24, agosto 2000. Disponible en: http://www.efdeportes.com/efd24b/obs.htm.

BARRAULT, Denys; GOUDARD, Philippe. (Coords.). Médecine du cirque. Vic la Gardiole: Coédition éditions L’Entretemps et le Centre Nacional des Arts du Cirque. 2004.

COLLARD, Luc. Sports, enjeux et accidents. Tesis Doctoral. París: Sorbonne París V, 1997.

CIRQUE DU SOLEIL. La magie continue (1986). Cirque du Soleil Images (Formerly Known as Productions Télémagic Inc.), Columbia Tristar Home Entertainment. 2004. 1 DVD (49”).

CIRQUE DU SOLEIL. Dralion (2000). Cirque du Soleil Images (Formerly Known as Productions Télémagic Inc.), Columbia Tristar Home Entertainment. 2000. 1 DVD (89”).

CIRQUE DU SOLEIL. Varekai (2002). Cirque du Soleil Images (Formerly Known as Productions Télémagic Inc.), Columbia Tristar Home Entertainment. 2003. 1 DVD (90”).

CIRQUE DU SOLEIL. La Nouba (1998). Cirque du Soleil Images (Formerly Known as Productions Télémagic Inc.), Columbia Tristar Home Entertainment. 1998. 1 DVD.

CIRQUE DU SOLEIL. Corteo (2005). Cirque du Soleil Images (Formerly Known as Productions Télémagic Inc.), Columbia Tristar Home Entertainment. 2005. 1 DVD.

DAVID, Gwénola. Les accidents du récit: une poétique de l’espace-temps. En: WALLON, Emmanuel. (dir. et la collaboration de C. Hodak-Druel) Le cirque au risque de l’art. Arles: Actes Sud-Papiers, Claire David, 2002. p. 123-131.

EWERT, A.; HOLLENHORST, S. Testing de adventure model: empirical support for a model of risk recreation participation. Journal of leisure research v. 21, n. 2, p. 124-139, 1989.

JACOB, Pascal. Présentation au milieu professionnel de la politique du Ministère de la Culture en faveur des arts de la piste, en Arts de la piste, 5, Premier trimestre, v. 45, 1997.

LAGARDERA, Francisco; LAVEGA, Pere. Introducción a la praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2003.

LAGARDERA, Francisco; LAVEGA, Pere. (Eds.). La ciencia de la acción motriz. Lleida: Edicions de la Universitat de Lleida, 2004.

MALLET, Rodrigo; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educaçao física escolar. Pedagogia e didática das atividades circenses. Rev. Br. Cien. Esporte. Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, 2007.

MARTIN, Peter; PRIEST, Simon. Understanding the adventure experience. Journal of Adventure Education, v. 3, p. 18-21, 1986.

MARTÍNEZ VIDAL, Aurora. La dimensión artística de la Gimnasia Rítmica. Tesis Doctoral no publicada. Universidad de Vigo, Facultad de Bellas Artes, 1997.

MARTÍNEZ VIDAL, Aurora. Aproximació a l'esport a través dels principis artístics: creativitat, expressió i estètica. Apunts d’educació física i esports, v. 58, p. 88-92, 1999.

MATEU, Mercè. Observación y análisis de la expresión motriz escénica. Estudio de la lógica interna de los espectáculos artísticos profesionales: Cirque du Soleil (1986-2005). Tesis doctoral. Universitat de Barcelona, 2010.

MATEU, Mercè; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Las situaciones motrices de expresión y los dominios de acción. Actas del IX Seminario Internacional de Praxiología Motriz, Las Palmas de Gran Canaria, 2005.

MATEU, Mercè; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME). Emancipação, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 129-142, 2001. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao.

ONTAÑÓN, Teresa; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Todos a la pista: el circo en las clases de edicación física. Apunts. Educación Física y Deportes, v. 115, 1.er trimestre (enero-marzo), p. 37-45, 2014.

MICHEL, Guy. La prise de risque à l’adolescence: pratique sportive et usage de substances psycho-actives. Paris: Masson, 2001.

PARLEBAS, Pierre. (1988). Elementos de sociología del deporte. Málaga: Junta de Andalucía. Col. Unisport. Reedición: IAD, 2003.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedad. Léxico de praxiología motriz. Traducido por González del Campo Román, adaptado y revisado por Lagardera, F.; Lavega, P. Barcelona: Paidotribo, 2001. Título original: Jeux, sports et société. Léxique praxeologie motrice.

SHRIER, Ian; MEEUWISSE, Willem H.; MATHESON, Gordon O.; WINGFIELD, Kristin; STEELE, Russell J.; PRINCE, François; HANLEY, James; MONTANARO, Michael. Injury patterns and injury rates in the circusarts: an analysis of 5 years of data from Cirque du Soleil. J Sports Med, v. 37, p. 1143-1149, originally published online March 13, 2009. Disponible en: http://ajs.sagepub.com/content/37/6/1143.

WALLON, Emmanuel (Ed.). Le cirque au risque de l’art. Arles: Actes Sud-Papiers, Apprendre, 2002.

ZUCKERMAN, Marvin. Behavioral Expressions and Biosocial Bases of Sensation Seeking. New York: Cambridge University Press, 1994.

Acessar