Ludicidade e Aprendizagem na Infância
Por Rosiane Pillon (Autor), Cinthia Lopes da Silva (Autor), Victor Hugo Guevara (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 7, n 1, 2021. Da página 109 a -
Resumo
Esta investigação tem como objetivo discutir a ludicidade e a aprendizagem na infância. É nos anos finais do Ensino Fundamental que se encontra hoje o maior problema do fluxo escolar brasileiro. Nas aulas de Educação Física, dentre os alunos que estão na Educação Básica, muitos não participam de tais aulas por motivos variados: questões de ordem didático metodológicas e de organização curricular que ocasionam exclusão e evasão das atividades propostas. Algumas maneiras de ensinar uma criança como jogar e brincar estão presentes e fazem parte da humanidade, contribuindo de forma educativa e social. O lúdico é essencial na aprendizagem da criança, fazendo com que ela, por meio das brincadeiras e jogos, desenvolva a sua imaginação, os seus sentimentos e conhecimentos, para que se torne um adulto emancipado e que promova em seu meio ações para o bem coletivo e para se ter uma vida melhor.