Ludicidade e Educação Psicomotora Contribuições de Um Estado do Conhecimento Para as Aulas de Educação Física Escolar
Por Fábio Soares da Costa (Autor), Daniel Ramos Gomes da Silva (Autor).
Resumo
Esta é uma pesquisa bibliográfica que objetivou compreender o atual estado do conhecimento científico da ludicidade como componente nuclear da educação psicomotora nas séries iniciais do ensino fundamental e, para atingi-lo, utilizou-se das etapas de construção do Estado do Conhecimento, propostas por Morosoni (2015). Foram explorados os bancos de dados: Google Scholar, Scielo, BDTD, Portal de Periódicos da Capes e 48 Revistas Quallis Capes da área da Educação Física. Utilizou-se Bardin (2011) para a análise dos textos, sendo produzidas as categorias: 1) Ludicidade e educação psicomotora - possíveis aprendizagens; e 2) O professor e a educação física na construção de uma educação psicomotora lúdica. Concluiu-se que uma educação psicomotora lúdica na escola se torna relevante quando o professor de educação física planeja, organiza e excuta atividades lúdicas voltadas para o desenvolvimento integral dos escolares, utilizando novas metodologias e didática.