Ludicidade e Meio Ambiente Uma Proposta de Lazer Para Uma População Ribeirinha Paraense
Por Luana Claúdia Castra Lima (Autor), Cristiane Almeida Carvalho (Autor), Onara Martins da Silva (Autor), Patrícia de Araújo (Autor), Vera Lúcia da Costa Fernandes (Autor).
Resumo
A tríade ensino-pesquisa-extensão, compõe a concreticidade de uma proposta Projeto desenvolvida na disciplina Recreação, possibilitando as descobertas, os desafios e as superações às práxis pedagógicas, bem como, atividades técnica-pedagógica, tendo o Lúdico, como meio e fim Educacional, tanto no âmbito escolar como no comunitário. Portanto, o Painel pretende ilustar uma vivência lúdica -recreativa,no espaço escola - Ilha do Igarapé Grande - Ananindeua - Pa, em Maio de 1999, orientado pela Prat". Patrícia de Araújo. O referencial teóricometodológico está pautado sob as bases dos estudos de Nelson Marcellino(l990, p.28), pois considera o Lazer como a Cultura vivida no tempo disponível, entendida no sentido amplo, ou seja, "o reconhecimento de que a atividade do homem está vinculada à construção de significados que dão sentido à sua existência". Por isso, consideramos essa experiência de grande relevância, pelas possibilidades de diagnosticar uma realidade cultural, aumentando o acervo do conhecimento a nível de ensino, pesquisa e extensão, fora dos espaços urbanos, assim como, o repensar de uma prática pedagógica que atenda as necessidades locais, contribuindo, também, para um novo horizonte no processo ensino-aprendizagem - a ludicidade e o meio ambiente. A população Ribeirinha vive em condições precárias, enfrentado dificuldades ao acesso à escola, é remando suas pequenos cascos que ao longo de mais ou menos Ih chegam ao destino -"Escola Ilha".