Resumo

Objetivos:
Inserir o caráter lúdico nas aulas de Educação Física da Escola Alzira da Fonseca de Breüel, assim como promover a socialização, estimular a prática esportiva, aprimorar as capacidades cognitivas e motoras dos alunos.

Métodos e resultados:
Com a intervenção tivemos uma visão mais ampla da realidade das escolas da rede pública. Onde vivenciamos o dia a dia do professor de educação física e também dos alunos. As intervenções tiveram como proposta atividades lúdicas que apresentassem novos desportos, como o atletismo e suas modalidades e também que contemplassem os esportes já conhecidos e praticados pelos alunos, tais como, o futsal, o vôlei e o handebol. A intervenção ocorreu no período de três semanas, todas supervisionadas pelo professor da disciplina de Educação Física, Carlos Fernando Azevedo de Souza, somando um total de doze horas. Onde foram utilizados materiais desde bexigas à próprias bolas dos desportos escolhidos, visando adaptações dos mesmos praticados na aula.

Conclusão:
Observamos com a essa intervenção que o caráter lúdico nas aulas de Educação Física escolar apresenta-se como forma de atração para os alunos, além de trabalhar o ponto de vista educacional do Lazer (educação pelo lazer), que por sua vez, trás um ampliado campo inter disciplinar e onde se é possível alcançar todas as idades e classes sociais.