Lutando com Dandara: tematizando lutas na educação infantil
Por Leonardo de Carvalho Duarte (Autor).
Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 2 . páginas 74 - 94
Resumo
Dandara dos Palmares, mulher, negra, guerreira, que afrontou a escra-vidão no período colonial nas últimas décadas do século XVII, lutando ao lado de homens e outras mulheres nas batalhas em defesa do quilombo de Palmares, estabelecido no século XVII na Serra da Barriga, região de Alagoas. Companheira de Zumbi, com quem teve três filhos, participou ativamente das lutas e estratégias de resistência, bem como, de toda orga-nização política, econômica e familiar do quilombo. Ouvir, cantar e dançar a música de Vanessa Borges, em homenagem à Dandara, nos inspirou e moveu nas atividades iniciais e durante toda tematização das lutas.Dandara foi a “musa” e a “personagem” que nomeou a turma da profes-sora Ana Cristina e mais 30 crianças de 4 e 5 anos, em 2019. Além de batizar a turma, sua vida e obra fizeram parte dos projetos de estudo e investiga-ções do grupo durante todo o ano. A EMEI tem em seu projeto político pe-dagógico, objetivos de valorização da cultura africana e afro-brasileira, em consonância às demandas da lei 10.63968 de 09 de janeiro de 2003, e prevê a promoção de práticas em direção da equidade racial e de gênero, por isso, naquele ano escolheu mulheres negras69 para inspirar os projetos didáticos de todas as turmas.