Lutar Para Educar: o Efeito da Práxis Pedagógica na Visão de Estudantes
Por Eder Rodrigo Mariano (Autor), Karen Fernanda Cruz Mendes (Autor), Francisco Eduardo Lopes da Silva (Autor), Sérgio Augusto Rosa de Souza (Autor), Luís Fernandes Monteiro (Autor).
Resumo
Educar transcende o ato de ensinar conteúdos e agregar informações, pois incide no processo de formação de valores e na construção da personalidade do estudante. A Educação Física escolar pode contribuir na formação educacional pela prática docente versátil, a exemplo das Lutas, através dos jogos de combate. Nesta perspectiva, o estudo buscou verificar os efeitos das intervenções pedagógicas de Lutas na formação educacional, segundo concepção de estudantes, no 3º ano ensino médio, em Pinheiro/MA, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, Parecer 3.212.643. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), pelos responsáveis, os alunos participaram, voluntariamente, respondendo ao questionário estruturado, antes e após as aulas. Aquele que não respondeu ou não atingiu 75% de presença, foi desligado do estudo. Assim, 150 estudantes participaram de 6 encontros (aula teórica seguida de prática), 50 minutos cada. As modalidades abordadas foram Judô, Greco-Romana, Sumô, Huka-Huka, Jiu-jitsu; Boxe, Taekwondo, Muay-Thai, Karatê e Capoeira; Esgrima (Sabre, Florete, Espada). Adotamos Análise de Conteúdo e SPSS para análise dos dados. Após conhecerem a essência, propósitos e valores pessoais desenvolvidos nas Lutas, aumentou o número de alunos que acreditam na melhora do comportamento (10%) e na aprendizagem de novas culturas (33%). Os resultados mais expressivos revelam novas percepções, pois (41, 27%) alunos passaram a acreditar que as Lutas contribuem na formação do caráter, (33, 22%) afirmaram que elas ensinam a respeitar, e (21, 14%) compreendem que as Lutas promovem atitudes de lealdade. Entretanto, há carência de novas comprovações.