Resumo

Educar transcende o ato de ensinar conteúdos e agregar informações, pois incide no processo de formação de valores e na construção da personalidade do estudante. A Educação Física escolar pode contribuir na formação educacional pela prática docente versátil, a exemplo das Lutas, através dos jogos de combate. Nesta perspectiva, o estudo buscou verificar os efeitos das intervenções pedagógicas de Lutas na formação educacional, segundo concepção de estudantes, no 3º ano ensino médio, em Pinheiro/MA, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, Parecer 3.212.643. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), pelos responsáveis, os alunos participaram, voluntariamente, respondendo ao questionário estruturado, antes e após as aulas. Aquele que não respondeu ou não atingiu 75% de presença, foi desligado do estudo. Assim, 150 estudantes participaram de 6 encontros (aula teórica seguida de prática), 50 minutos cada. As modalidades abordadas foram Judô, Greco-Romana, Sumô, Huka-Huka, Jiu-jitsu; Boxe, Taekwondo, Muay-Thai, Karatê e Capoeira; Esgrima (Sabre, Florete, Espada). Adotamos Análise de Conteúdo e SPSS para análise dos dados. Após conhecerem a essência, propósitos e valores pessoais desenvolvidos nas Lutas, aumentou o número de alunos que acreditam na melhora do comportamento (10%) e na aprendizagem de novas culturas (33%). Os resultados mais expressivos revelam novas percepções, pois (41, 27%) alunos passaram a acreditar que as Lutas contribuem na formação do caráter, (33, 22%) afirmaram que elas ensinam a respeitar, e (21, 14%) compreendem que as Lutas promovem atitudes de lealdade. Entretanto, há carência de novas comprovações.

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