Editora EDUEM. Brasil None. 138 páginas.

Sobre

PREFÁCIO
A Coleção Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento foi elaborada para subsidiar os profissionais envolvidos com o esporte educacional. Esta Coleção transcende a ideia de atender apenas aos envolvidos com os programas e projetos da Secretaria Nacional de Esporte,

Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS do Ministério do Esporte. Trata-se de uma contribuição a todos que se interessam e atuam com o Esporte Educacional. A ampliação da escala de atendimento do Programa Segundo Tempo e a ação interministerial entre os Ministérios do Esporte e da Educação com os seus Programas Mais Educação e Esporte da Escola nos impeliram a disponibilizar a toda comunidade este material. Desde o ano de 2010 tem havido um crescimento signifi caƟ vo de atendimento por parte da SNELIS em relação ao Programa Segundo Tempo e Esporte da Escola junto ao Programa Mais Educação. Para o Esporte da Escola, apenas como exemplo, iniciou-se em 2010 com o atendimento de 1.149 escolas e 329.890 mil alunos, chegando em 2014 com 22.161 escolas e 3.5 milhões de alunos. E a expectativa é de que se dupliquem esses atendimentos em 2015 e que se busque a universalização no ano de 2016, ano de realização das Olimpíadas em nosso país. Isso se colocará como um grande legado social desta iniciaƟ va do governo brasileiro.

O desafi o maior de nossa equipe de colaboradores da SNELIS tem sido a busca conƟ nuada no desenvolvimento de materiais pedagógicos que se aproximem das muitas realidades que temos em nosso país. Não tem sido fácil essa tarefa, pois a heterogeneidade das regiões, costumes e formações, se colocam como desafi os constantes na confecção de materiais pedagógicos que tratem das práƟ cas corporais. Contudo, entendemos que o material aqui disponibilizado poderá subsidiar de forma ampliada as práƟ cas e discussões sobre o esporte educacional em todas as nossas regiões.

A estruturação desta Coleção atendeu aos princípios básicos do Esporte Educacional que são o da participação, inclusão e emancipação. Os autores se preocuparam em apresentar as diversas manifestações, suas estruturas básicas de organização e algumas possibilidades de desenvolvimento prático como forma de proporcionar aos profissionais envolvidos formas de aplicação das manifestações. A expectativa é de que as experiências e vivências apresentadas pelos autores, junto às experiências dos leitores possam ampliar significão vamente a qualidade das ações com todos os envolvidos nessas práticas.

Termos o Esporte Educacional, que é um direito constitucional do povo brasileiro, disponibilizado de forma qualificado se coloca como um verdadeiro desafi o e que esperamos, junto com as políticas públicas esportivas organizadas e desenvolvidas pela SNELIS seja uma realidade para nossas atuais e futuras gerações.

Ricardo Garcia Cappelli
Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS
Ministério do Esporte – ME

– Maringá : Eduem, 2014.
v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0x17,6 cm.-- (PráƟ cas corporais e a organização do conhecimento).
ISBN 978-85-7628-601-1 (Coleção completa)
 (v. 4)

Arquivo