Resumo

A Educação Física é compreendida como uma prática pedagógica e científica que tematiza intencionalmente a cultura corporal de movimento que se manifesta nas práticas corporais, dentre elas, inclui-se as Lutas/Artes Marciais. Dessa forma, esse trabalho apresenta um relato de experiência sobre a tematização do conteúdo Lutas/Artes Marciais na Educação Física Escolar em três turmas do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Lavras (Brasil). O objetivo desta pesquisa consistiu em possibilitar aos/as jovens experimentar e fruir diferentes práticas corporais de Lutas/Artes Marciais. O Processo de ensino se inspirou na Transcendência de Limites pela experimentação, pela aprendizagem e pela criação desenvolvidas pelo autor Eleonor Kunz. Esse processo pedagógico permitiu a constituição de uma tomada de consciência por parte dos/as jovens estudantes em relação as várias perspectivas das Lutas/Artes Marciais, ou seja, no lazer, competição, defesa pessoal e outros. Esses caminhos e entrecruzamentos se passaram durante toda a experiência, permitindo aos/as jovens uma construção crítica de seus conhecimentos, a partir de problematizações do conhecimento construído historicamente das Lutas/Artes Marciais.

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