Lutas na Educação Física escolar: diagnóstico sobre o ensino do Jiu-Jitsu no ensino fundamental
Por Marcus Eli de Santana Santos (Autor), Ítalo Sérgio Lopes Campos (Autor), Yan Sobral Campos (Autor), Alexandre Janotta Drigo (Autor), Cleberson Franclin Tavares Costa (Autor), Alam dos Reis Saraiva (Autor), Claudio Joaquim Borba Pinheiro (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 305, 2023.
Resumo
Objetivo: Analisar a inserção do ensino de jiu-jitsu (JJ) no conteúdo lutas da Educação Física escolar (EFE) do ensino fundamental I do município de Tucuruí-PA. Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal realizada com 24 professores de Educação Física da rede municipal, com média de idade de 35,2±7,5 anos, que responderam questionário sobre lutas e a inserção do JJ em suas aulas. Resultados: 100% dos participantes eram licenciados em Educação Física; 91,7% afirmaram utilizar o conteúdo lutas em suas aulas; 96% utilizam as lutas através de práticas recreativas e lúdicas; 87,5% elegeram outras lutas, como a capoeira, judô e luta marajoara, ideais para se trabalhar em escolas; 83,3% não conheciam o JJ; 70,8% não abordam o JJ em suas aulas; e 95,8% demonstraram interesse em participar de uma oficina voltada para o ensino-aprendizado do JJ. Conclusão: A maior parte dos professores entrevistados do ensino fundamental I do município de Tucuruí-PA utiliza o conteúdo lutas em suas aulas de forma recreativa, mas não o JJ, devendo-se ao fato da ausência do conhecimento teórico-prático. Entretanto, a maioria dos entrevistados demonstraram interessem em participar de uma oficina baseada em uma proposta pedagógica para a inserção do ensino do JJ nas aulas de EFE, reforçando a necessidade da capacitação do profissional como o principal agente transformador dessa realidade.