Resumo

Objetivo: Analisar a inserção do ensino de jiu-jitsu (JJ) no conteúdo lutas da Educação Física escolar (EFE) do ensino fundamental I do município de Tucuruí-PA. Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal realizada com 24 professores de Educação Física da rede municipal, com média de idade de 35,2±7,5 anos, que responderam questionário sobre lutas e a inserção do JJ em suas aulas. Resultados: 100% dos participantes eram licenciados em Educação Física; 91,7% afirmaram utilizar o conteúdo lutas em suas aulas; 96% utilizam as lutas através de práticas recreativas e lúdicas; 87,5% elegeram outras lutas, como a capoeira, judô e luta marajoara, ideais para se trabalhar em escolas; 83,3% não conheciam o JJ; 70,8% não abordam o JJ em suas aulas; e 95,8% demonstraram interesse em participar de uma oficina voltada para o ensino-aprendizado do JJ. Conclusão: A maior parte dos professores entrevistados do ensino fundamental I do município de Tucuruí-PA utiliza o conteúdo lutas em suas aulas de forma recreativa, mas não o JJ, devendo-se ao fato da ausência do conhecimento teórico-prático. Entretanto, a maioria dos entrevistados demonstraram interessem em participar de uma oficina baseada em uma proposta pedagógica para a inserção do ensino do JJ nas aulas de EFE, reforçando a necessidade da capacitação do profissional como o principal agente transformador dessa realidade.

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