Lutas na Educação Física Escolar: estabilidade ou avanço?
Por Maria Eleni Henrique da Silva (Autor), Antônio Jansen Fernandes da Silva (Autor), Francisco Filipe Damasceno Fernandes (Autor).
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as produções acadêmico-científicas sobre as lutas na Educação Física escolar. Metodologia: Para a pesquisa foram utilizadas as diretrizes do Estado da Arte, com o objetivo mapear e discutir certa produção acadêmica em determinado campo do conhecimento. As buscas foram realizadas e iniciadas em janeiro de 2019 por trabalhos publicados a partir do ano de 2009, disponíveis para download em revistas nacionais de Qualis B2 (no mínimo) da área da Educação Física. Resultados e discussão: Percebe-se que, dos 119 artigos científicos encontrados nas buscas, cerca de 8,5% (10 artigos) são especificamente relacionados ao ensino de lutas na escola. Há consensos entre os artigos analisados como a baixa produção sobre o tema, a tendência a menor participação feminina e as dificuldades de tratar o conteúdo nas aulas de Educação Física. Considerações Finais: Logo, 10 artigos que versam a respeito das lutas no contexto escolar, a maior produção é sobre lutas no geral, totalizando oito (08) trabalhos, um que trata da capoeira e o outro do judô. Sugere-se que outras pesquisas possam ser realizadas para ampliação das discussões sobre a temática, com o intuito de popularizar o ensino das lutas nas escolas brasileiras, principalmente, nas aulas de Educação Física, e superar o estigma que as lutas são sinônimos de brigas.
Referências
ALENCAR, Yllah Oliveira; SILVA, Luiz Henrique; LAVOURA, Tiago Nicola; DRIGO, Alexandre Janota. As lutas no ambiente escolar: uma proposta pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/07/837467/as-lutas-no-ambiente-escolar.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.
BRACHT, Valter; FARIA, Bruno de Almeida; ALMEIDA, Felipe Quintão; GHIDETTI, Filipe Ferreira; GOMES, Ivan Marcelo; ROCHA, Maria Celeste; MACHADO, Thiago da Silva; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; MORAES, Cláudia Emília Aguiar; PENHA, Vinícius; FERNANDES, Erivelton. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Revista Movimento, Porto Alegre, RS, v. 17, n. 02, p. 11–34. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30158. Acesso em: 10 dez. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Ministério da educação. DP&A. Rio de Janeiro, RJ. 2000.
BREDA, Mauro; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; GALATTI, Larissa. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 1-9, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n1p01/2707. Acesso em: 10 dez. 2023.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
FERNANDES, Francisco Filipe Damasceno. A prática pedagógica das lutas na escola: uma autoetnografia pautada na proposta freiriana. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2021.
FERREIRA, Heraldo Simões. Ensino de lutas na escola. Editora Peter Rohl. Fortaleza, CE, 2012.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revista Educação & sociedade, v. 23, n. 79. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 dez. 2023.
FONSECA, Joel Maurício Corrêa; FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas aulas de Educação Física escolar em Pelotas, Rio Grande do Sul. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 320-618, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17221. Acesso em: 10 dez. 2023.
GOMES, Nathalia Chaves; BARROS, André Minuzzo; FREITAS, Fernando Paulo Rosa; DARIDO, Suraya Cristina; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar. Motrivivência, v. 25, n. 41, p. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n41p305. Acesso em: 10 dez. 2023.
HAGUETTE, Tereza Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: RJ, Vozes, 1992.
LOPES, Raphael Gregory Bazílio; KERR, Tiemi Okimura. O ensino das lutas na Educação Física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 262-279, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p262. Acesso em: 10 dez. 2023.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na Educação Física escolar: necessidade ou tradição? Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 117, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12202/10139. Acesso em: 10 dez. 2023.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas nas aulas de educação física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/MV3Fhn3tQ7kGRB7QYzN6yWz/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 dez. 2023.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O jiujitsu brasileiro nas três dimensões dos conteúdos nas aulas de educação física escolar. In: COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: AS LUTAS NO CONTEXTO DA MOTRICIDADE, 4.; SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 3.: 15 ANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSCar; SHOTO WORKSHOP, 2009, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, v. 11, n. 1, p. 144-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635. Acesso em: 10 dez. 2023.
SABINO, Thércio Fábio Pontes; BENITES, Larissa Cerignoni. A capoeira como uma atividade extracurricular numa escola particular: um relato de experiência. Motrivivência. Ano XXII, p. 35, p. 234-246, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2010v22n35p234/18093. Acesso em: 10 dez. 2023.
SO, Marcos Roberto; BETTI, Mauro. Sentido, mobilização e aprendizagem: as relações dos alunos com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 555-568, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/vHTTdVrkcNDSP3ZFXjHNp5h/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.
SO, Marcos Roberto. MARTINS, Mariana Zuaneti; BETTI, Mauro. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 30, n. 56, p. 29-48, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n56p29. Acesso em: 10 dez. 2023.
THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teóricos-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Sabino; NUNES, João Batista de Carvalho; THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, CE: EDUECE, 2011. p. 33–51.
UENO, Viviane Lopes Freitas; SOUSA, Marcel Farias de. Agressividade, violência e budô: temas da Educação Física em uma escola estadual em Goiânia. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29540. Acesso em: 10 dez. 2023.