Lutas: propostas de ensino não-tradicionais
Por Paulo Cesar Montagner (Autor), Diego Alves Ribeiro Queiróz (Autor), Cássia dos Santos Joaquim (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor).
Resumo
Objetivo desta pesquisa bibliográfica é apresentar e discutir duas propostas de ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate (LAMECs): a primeira propõe o ensino por similaridades e a segunda a partir dos princípios operacionais de cada modalidade. Métodos: Esta investigação é de cunho qualitativo e do tipo propositivo por apresentar alternativa na elaboração de ações, oferecendo exemplos de atuação implantados tanto em componente curricular Lutas, quanto em um programa de extensão universitária que oferece Judô para crianças e jovens. Resultados e discussão: Foram apresentados dois tópicos de discussão. O primeiro disserta sobre o ensino das lutas a partir de suas similaridades e no segundo propomos por meio de exemplos práticos o ensino das LAMECs por suas dinâmicas operacionais. Considerações finais: Conclui-se que as propostas podem ser complementares, abordando-se primeiramente os aspectos comuns e similares das lutas em geral e posteriormente, as dinâmicas operacionais de qualquer modalidade específica a ser tratada, aprofundando-se em suas questões táticas, técnicas, históricas e sociais.
Referências
ANTUNES, Marcelo; RODRIGUES, Alba; KIRK, David. Teaching martial arts in schools: a proposal for contents organization. Valore, v. 5. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22408/reva502020511e-5031. Acesso em: 30 jun. 2024.
AWI, Felipe. Filho teu não foge à luta: como os lutadores brasileiros transformaram o MMA em um fenômeno mundial. Rio de Janeiro: Intrínseca. 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998.
BREDA, Mauro; GALATTI, Larissa; SCAGLIA, Alcides; PAES, Roberto. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte. 2010.
CRESWELL, Jonh. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativo e Misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2010.
CUNHA, Luiza. Trajetórias de aprendizagens de treinadores de basquetebol atuantes nas instituições de esporte em Franca/SP. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/152180. Acesso em:
CUNHA, Ana; ESTRIGA, Maria; BATISTA, Paula. Fontes de conhecimento percebidas pelos treinadores: estudo com treinadores de handebol da 1ª divisão de seniores masculinos em Portugal. Movimento, v. 20, n. 3, p. 917-940, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.43663. Acesso em: 30 jun. 2024.
CUNHA, Luiza; RODRIGUES, Heitor; GALATTI, Larissa; HUNGER, Dagmar. O local de trabalho como potencializador na formação de treinadores de basquetebol. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 01-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79633. Acesso em:
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992.
DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene. (Coord.). Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.
DEL VECCHIO, Fabrício; FRANCHINI, Emerson. Princípios pedagógicos e metodológicos no ensino das lutas. In: FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Francisco. (Eds.). Ensino de lutas: reflexões e propostas de programas. São Paulo: Scortecci Editora. 2012, p. 9-27.
ESPARTERO, Julían. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha. In: VILLAMÓN, Miguel. (Org.). Introducción al judo. Madrid: Hispano Europea. 1999.
FONSECA, Joel; FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas aulas de educação física escolar em pelotas. Pensar a Prática, v. 16, n. 2, p. 416-434, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17221. Acesso em: 30 jun. 2024.
GALATTI, Larissa. Pedagogia do esporte: livro didático como mediador no processo de ensino aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604357. Acesso em: 30 jun. 2024.
GICHIN, Funakoshi. Karate-do: o meu modo de vida. Trad. Euclides Calloni. São Paulo: Cultrix. 2002.
GIL, Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo; Atlas. 2002.
GOMES, Mariana. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2008.436101. Acesso em: 30 jun. 2024.
GOMES, Mariana. O ensino do saber lutar na universidade: estudo da didática clínica nas lutas e esportes de combate. 2014. 205 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campina, 2014.
GOMES, Mariana. Ensino e aprendizagem das Lutas. Curitiba: Appris Editora, 2023.
GOMES, Mariana; MORATO, Marcio; DUARTE, Edison; GAVIÃO DE ALMEIDA, Julio. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.9743. Acesso em: 30 jun. 2024.
GOMES, Mariana; SCARAZZATO, Juliana; FABIANI, Debora. As aulas de educação física como espaço de ensino-aprendizagem das lutas: uma experiência docente. Cadernos do Aplicação, v. 36. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2595-4377.129898. Acesso em: 30 jun. 2024.
HIRAMA, Leopoldo Katsuki; JOAQUIM, Cássia dos Santos; COSTA, Roberto Rocha; MONTAGNER, Paulo César. Propostas interacionistas em pedagogia do esporte: aproximações e características. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 4, p. 51–68, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1672. Acesso em: 29 jul. 2024.
JOAQUIM, Cássia dos Santos. Proposta interacionista do ensino do judô: avaliação de intervenção longitudinal. 2023. 1 recurso online (170 p.) Tese (doutorado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17010. Acesso em: 30 jul. 2024.
JUNIOR, Ivo; CAPRARO, André. Rei Zulu, um showman do Vale Tudo Brasileiro. Revista de Artes Marciais Asíaticas, v. 18, n. 2, p. 80-94, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18002/rama.v18i2.6210
KANO, Jigoro. Energia Mental e Física: Escritos do Fundador do Judô. São Paulo: Pensamento, 2008.
KOZUB, Francis; KOZUB, Mary. Teaching Combative Sports through Tactics. Journal of Physical Education, Recreation & Dance (JOPERD), v. 75, n. 8, p. 16-21, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07303084.2004.10607284. Acesso em: 31 jul. 2024.
LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LIMA, George; FABIANI, Debora. Reflexões sobre o ensino das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo: uma revisão integrativa. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 01-18, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90670. Acesso em: 31 jul. 2024.
LIMA, George; MAIA, Francisco; CRISTO JUNIOR, Carlos; JUCÁ, Luan. Estratégias de ensino da esgrima na educação física escolar: uma revisão integrativa. Revista Valore, v. 07, p. 01-11, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22408/reva702022723e-7048. Acesso em: 31 jul. 2024.
LISE, Riqueldi. Cerceamentos, coerções e esportividade no Ultimate Fighting Championship (UFC). 2018. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/55782. Acesso em: 31 jul. 2024.
MACIEL, Debora. Os saberes docentes para o ensino da oralidade: o que sabem os professores e como compreendem as atividades propostas pelos livros didáticos de língua portuguesa?. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4219. Acesso em: 31 jul. 2024.
MALLETT, Clifford; TRUDEL, Pierre; LYLE, Jonh; RYNNE, Steven. Formal vs. Informal Coach Education. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 3, p. 325-364, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1260/174795409789623883. Acesso em: 31 jul. 2024.
MARTINS, Paulo; ROSADO, Antônio. A formação de treinadores de luta olímpica: estudos das fontes de conhecimento e conteúdo de formação essenciais. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v. 12, n. 1, p. 24–40, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18002/rama.v12i1.3687. Acesso em: 31 jul. 2024.
MATOS, José; HIRAMA, Leopoldo; GALATTI, Larissa; MONTAGNER, Paulo. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 13, n. 2, p. 117-135, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658. Acesso em: 31 jul. 2024.
NASH, Christine; CULVER, Diane; KOH, Koon-Tech; THOMPSON, Melissa; GALATTI, Larissa; DUARTE, Tiago. The coaching journey: learning as lifelong and life-wide. In: THELWELL, Richard; DICKS, Matt (Ed.). Professional advances in sports coaching: research and practice. Routledge: Taylor & Francis Group, 2018. p. 44-61.
QUEIROZ, Diego Alves Ribeiro. O Judô na Bahia: compreendendo o desenvolvimento de uma das modalidades mais praticadas no estado. 2022. Tese (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022.
QUEIROZ, Diego Alves Ribeiro; JOAQUIM, Cassia dos Santos; RODRIGUES, Gustavo Yuji Uchida; HIRAMA, Leopoldo Katsuki; MONTAGNER, Paulo Cesar. O desenvolvimento do judô no interior da Bahia. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023025, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8673900. Acesso em: 30 jun. 2024.
PATTON, Michael. Qualitative research and evaluation methods. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2015.
RAMIREZ, Fernando; CALVO, Xurxo; IGLESIAS, Eliseo. Requerimientos motrices de la lucha leonesa. Consideraciones generales sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje. In: RODRIGUEZ, Cesáreo (Org.). El entrenamiento en los deportes de lucha. León: L. Federación Territorial de Lucha, 2008.
RODRIGUES, Gustavo Yuji Uchida. Proposta interacionista de ensino do judô: construção de um modelo para a luta de solo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7376. Acesso em: 31 jul. 2024.
RODRIGUES, Heitor; PAES, Roberto; NETO, Samuel. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes. Movimento, v. 22, n. 2, p. 509-521, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346. Acesso em: 31 jul. 2024.
RODRIGUES, Heitor; COSTA, Gustavo; JUNIOR, Eugenio; MILISTED, Michel. As fontes de conhecimento dos treinadores de jovens atletas de basquetebol. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 100-118, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p100. Acesso em: 31 jul. 2024.
RUFINO, Luiz; DARIDO, Suraya. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, v. 26, n. 2, p. 283-300, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/211937. Acesso em: 31 jul. 2024.
RUFINO, Luiz; DARIDO, Suraya. O Ensino das Lutas na Escola: Possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Ed Penso, 2015.
RUFINO, Luiz; DARIDO, Suraya. Lutas. In: GONZÁLEZ, Fernando; FENSTERSEIFER, Paulo (Org.). Dicionário crítico da Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.
RUFINO, Luiz; DARIDO, Suraya. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 11, n. 1, p. 145-170, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637635. Acesso em: 31 jul. 2024.