Resumo

Este estudo objetivou analisar o processo de produção e implementação de materiais audiovisuais abordando as relações de alguns temas transversais com o conteúdo do basquetebol nas aulas de Educação Física. Para isso, após a produção dos materiais houve sua aplicação com uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, avaliando-se o impacto desse processo de aplicação por meio de um grupo focal com a amostra de alunos. A partir da triangulação dos resultados obtidos do grupo focal com a literatura analisada chegou-se a duas categorias temáticas: Aceitação dos materiais audiovisuais didáticos como estratégia de ensino, no qual foram abordados os aspectos referentes às possibilidades de uso desses recursos durante os processos de ensino-aprendizagem; Aceitação dos materiais audiovisuais didáticos como conteúdo de aprendizagem, abordando aspectos sobre a utilização desses materiais como forma de viabilizar a aprendizagem de diferentes conteúdos, sendo dividido em três partes: Temas transversais, Conteúdo para Educação Física e, finalmente, Conteúdo procedimental. Conclui-se que é importante haver mais estratégias de uso e implementação de diferentes materiais didáticos para o ensino da Educação Física contribuindo com a ampliação dos conteúdos e proporcionando aprendizagens significativas para os alunos.

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