Luz, Câmera, Educação E... Cesta: Produção e Implementação de Materiais Audiovisuais Para o Ensino do Basquetebol e dos Temas Transversais nas Aulas de Educação Física
Por Paula Beatriz Camargo Súnega (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor), Luiz Gustavo Bonatto Rufino (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 8, n 2, 2012. Da página 44 a 64
Resumo
Este estudo objetivou analisar o processo de produção e implementação de materiais audiovisuais abordando as relações de alguns temas transversais com o conteúdo do basquetebol nas aulas de Educação Física. Para isso, após a produção dos materiais houve sua aplicação com uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, avaliando-se o impacto desse processo de aplicação por meio de um grupo focal com a amostra de alunos. A partir da triangulação dos resultados obtidos do grupo focal com a literatura analisada chegou-se a duas categorias temáticas: Aceitação dos materiais audiovisuais didáticos como estratégia de ensino, no qual foram abordados os aspectos referentes às possibilidades de uso desses recursos durante os processos de ensino-aprendizagem; Aceitação dos materiais audiovisuais didáticos como conteúdo de aprendizagem, abordando aspectos sobre a utilização desses materiais como forma de viabilizar a aprendizagem de diferentes conteúdos, sendo dividido em três partes: Temas transversais, Conteúdo para Educação Física e, finalmente, Conteúdo procedimental. Conclui-se que é importante haver mais estratégias de uso e implementação de diferentes materiais didáticos para o ensino da Educação Física contribuindo com a ampliação dos conteúdos e proporcionando aprendizagens significativas para os alunos.