Resumo
As crianças aprendem em parte do que vêem e ouvem, seja seguindo o modelo de comportamento de pais ou colegas, lendo livros ou vendo filmes. Os pais e seus filhos compartilham o mesmo objetivo, muitas vezes implícito - de viver “a boa vida ”- em estado de bem-estar. As forças de caráter são fundamentais para o bem-estar e os filmes são uma fonte para construir forças de caráter. No entanto, mesmo que os filmes sejam considerados eficazes (e estudos mais rigorosos são necessários), há recursos mínimos para os pais como usar essa ferramenta poderosa com seus filhos e adolescentes. Filmes são apresentados aqui como um recurso educacional, com a capacidade de promover o altruísmo e auto-aperfeiçoamento. O poder da narrativa estimula emoções, e essas respostas emocionais influenciam o aprendizado e o comportamento. Imersão em um personagem em um filme aumenta a empatia e permite ao espectador viver as experiências do personagem sem ter que experimentar as consequências da vida real. O artigo discutirá: filmes como mídia positiva, a lógica para saber como os filmes constroem os pontos fortes do personagem, os benefícios de criar pontos fortes de personagem a partir de filmes em particular, e currículo / critérios para “Psicologia Positiva nos Filmes para Famílias, Crianças e Adolescentes ”. Os pontos fortes de 24 caracteres serão revistos, e um filme é apresentado para cada um, seguido por pontos de discussão e potenciais intervenções positivas. Uma revisão da literatura sobre psicologia positiva e características do personagem podem ser encontradas no Apêndice.