Magnitude da Hipotensão Pós Exercício de Idosos Normotensos Submetidos a Uma Sessão de Exercício Intervalado de Alta Intensidade
Por Jennifer Ariely Suassuna (Autor), Gabriela Andrade Mamede de Lucena (Autor), Alexandro Jacinto Santos de Oliveira (None), Larissa Ramos Medeiros (Autor), Jailson de Araújo Monteiro (Autor).
Resumo
O presente estudo avaliou a influência de uma sessão de exercício aeróbio contínuo (EAC) e uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade (EIAI) na HPE de idosos normotensos. Quinze idosos normotensos (63,4 ± 5,4 anos) realizaram dois procedimentos no cicloergômetro com intervalo mínimo de 48h entre cada um; EIAI com cinco séries de quatro minutos com intensidade de 90% da Frequência Cardíaca de Reserva (FCRes) e intervalos de três minutos a 50% da FCRes; EAC de 40 minutos a uma intensidade de 60% a 80% da FCRes. A medição da pressão arterial foi realizada no período pré e pós exercício e durante a recuperação por uma hora a cada 20 minutos. Não houve diferença significativa para a HPE sistólica e diastólica respectivamente, tanto no EAC (p=0,282); (p=0,886) como no EIAI (p=0,318); (p=0,726). Quando comparado as medidas do tempo dos intervalos de recuperação entre os procedimentos, não houve diferença significativa.