O Potencial Mercantil de Uma Equipe Esportiva Profissional: o Caso do Basquetebol de Londrina (1997-2004)
Por Luiz Alberto Pilatti (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 30, n 3, 2009. Da página 127 a 141
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar como uma equipe de basquetebol masculino profissional se organiza administrativamente para participar dos campeonatos nacionais. A pesquisa, de cunho qualitativo, optou pelo estudo de caso como procedimento técnico e escolheu a equipe de Londrina para servir de caso. Entrevistas foram realizadas e documentos foram coletados para a discussão a respeito da arrecadação de receitas e da organização administrativa da equipe, entre os anos de 1997 e 2004. A respeito da análise da arrecadação de recursos financeiros, verificou-se que o basquetebol de Londrina sobrevive graças ao patrocínio e esse teve especial contribuição do poder público. As outras duas formas de arrecadação, venda de ingressos e de direitos de transmissão, angariaram valores insignificantes. A outra abordagem apurou que o potencial mercantil da modalidade pode ser estimado como mediano para baixo, uma vez que a sua exposição na mídia é elevada apenas regionalmente, seus resultados são intermediários e a sua organização, apesar de satisfatória, tem elevada subordinação ao poder público. Essa configuração dificulta a comercialização junto ao empresariado e não designa um porvir sereno.