Malabares: Uma Experiência Crítico-superadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia-PIBID Educação Física no Agreste Alagoano

Por: Carleane Ribeiro da Silva, Marcos Vinícius Alves Nunes, Nataly Maria Costa Silva, , Priscila Costa Souza e Vannina de Oliveira Assis.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO 

A arte do malabarismo permite resgatar a cultura circense na escola, em especial nas aulas de Educação Física (EF), onde Bortoleto e Machado (2003) destacam que a cultura do circo faz-se necessária para o desenvolvimento de habilidades elementares, de potencialidades expressivas e criativas e da ludicidade presentes nessas atividades. Um dos objetivos do PIBID é “fomentar práticas docentes e estratégias educacionais inovadoras” (CAPES, Edital 07/2018, p. 02). Neste intuito o PIBID-EF-UFAL-Arapiraca traçou um planejamento com o conteúdo malabares, de maneira ampliar e diversificar o trato com os conteúdos de ensino, pois entende-se que para apreender e produzir conhecimento o ser humano tem que constatar, compreender, explicar e sistematizar este conhecimento, elaborando novas sínteses (COLETIVO DE AUTORES, 1992).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.