Malabares: Uma Experiência Crítico-superadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia-PIBID Educação Física no Agreste Alagoano
Por Carleane Ribeiro da Silva (Autor), Nataly Maria Costa Silva (Autor), Marcos Vinícius Alves Nunes (Autor), Priscila Costa Souza (Autor), Petra Schnneider Lima dos Santos (Autor), Vannina de Oliveira Assis (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A arte do malabarismo permite resgatar a cultura circense na escola, em especial nas aulas de Educação Física (EF), onde Bortoleto e Machado (2003) destacam que a cultura do circo faz-se necessária para o desenvolvimento de habilidades elementares, de potencialidades expressivas e criativas e da ludicidade presentes nessas atividades. Um dos objetivos do PIBID é “fomentar práticas docentes e estratégias educacionais inovadoras” (CAPES, Edital 07/2018, p. 02). Neste intuito o PIBID-EF-UFAL-Arapiraca traçou um planejamento com o conteúdo malabares, de maneira ampliar e diversificar o trato com os conteúdos de ensino, pois entende-se que para apreender e produzir conhecimento o ser humano tem que constatar, compreender, explicar e sistematizar este conhecimento, elaborando novas sínteses (COLETIVO DE AUTORES, 1992).