Resumo

Este trabalho se refere a uma vivência de surfe oportunizada a acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma Universidade pública do estado de Santa Catarina, por intermédio das disciplinas "Tópicos Especiais em Esportes de Aventura e na Natureza", "Tópicos Especiais em Esportes Náuticos e Aquáticos" e "Empreendedorismo Profissional e Empresarial". O objetivo deste trabalho foi identificar as competências manifestadas pelos participantes durante a vivência do surfe. Tal vivência foi constituída por uma sessão de 60 minutos, orientada por um profissional com experiência no ensino do surfe, na qual foram abordadas técnicas elementares da modalidade. Após a prática da atividade os participantes foram convidados a responder a um questionário com perguntas acerca da manifestação de competências. Treze acadêmicos (10 do sexo masculino e 3 do sexo feminino), com média de idade de 23±2 anos, responderam ao questionário. As informações coletadas foram organizadas no software Microsoft Excel 2003 para a condução de uma análise estatística (frequência simples e porcentagem). Como resultados, no que se refere às competências, sete participantes (53,8%) consideram que manifestaram a capacidade de se relacionar em todos os momentos da vivência, e quatro (30,8%) em muitos momentos. Sobre a competência da flexibilidade, a maioria (61,5%) percebeu a sua manifestação em muitos momentos.

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