Resumo

Inúmeros estudos e relatos de experiências na área da educação vêm apresentando que o componente lúdico é de extrema importância no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos na educação básica escolar, não sendo diferente em relação à disciplina de Educação Física. Desta forma, o objetivo do presente estudo é apresentar a manifestação do lúdico nas aulas de Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. A referida pesquisa caracterizou-se como de cunho descritivo com abordagem qualitativa, em que o relato dos professores foi a essência para o seu desenvolvimento. Participaram do estudo cinco professores de Educação Física, sendo três de escolas da rede pública e dois de escolas da rede privada de ensino, ambas do município de Marechal Cândido Rondon, PR. Para obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os professores. A análise dos resultados foi feita de forma descritiva e confrontando com os referencias teóricos específicos. Pode-se perceber que em relação à manifestação do lúdico nas aulas de Educação Física, os professores mesmo reconhecendo e tendo consciência da importância creditada a este componente, sentem dificuldade em direcionar suas aulas nesta característica. Em relação aos fatores que dificultam a presença do lúdico nas aulas, destacam-se: a falta de respeito por parte dos alunos, a falta de organização e compromisso do professor em relação à aula, bem como, a falta de conhecimento sobre o lúdico, a heterogeneidade dos alunos, a cultura esportivizada e a resistência dos alunos ao brincar/jogar ludicamente.

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