Editora CRV. None 2011. 100 páginas.

Sobre

O presente livro “Manifestações Alternativas da cultura corporal: novas utopias, diferentes práticas foi concebido mediante discussão das organizadoras acerca das diferentes possibilidades de diversificação dos conteúdos da Educação Física escolar, frente às suas experiências e expectativas como docentes na Escola Básica.

O material tenciona oferecer subsídios que oportunizem a reflexão e a aplicação das diferentes manifestações alternativas da cultura corporal no contexto escolar.  Este trabalho foi construído no entrelaçamento das visões de profissionais comprometidos com a educação, que vivenciam em sua prática cotidiana na sala de aula as modalidades que serão abordadas.

Nesse contexto, nota-se o comprometimento destes professores com o aprimoramento e a ressignificação das próprias práticas pedagógicas evidenciando-se também a preocupação das organizadoras na divulgação dos textos, os quais foram apresentados e discutidos, mantendo-se fiéis a proposta original, expressando desta forma, a qualidade de um trabalho coletivo.

Muitas são as dificuldades encontradas ao se desenvolver uma proposta “a várias mãos”. Contudo, ao final, percebe-se a riqueza de sua construção tendo em vista a pluralidade e diversidade das concepções pedagógicas da área.

Ao leitor nos resta fazer o convite à reflexão, a teorização, para a construção de práticas pedagógicas que oportunizem a vivência de experiências significativas e críticas no universo da cultura corporal.

Acessar