Resumo

Este estudo buscou analisar a ginástica acrobática entre 1973 a 1974, na Olimpíada Infantojuvenil de Ponta Grossa (Olijup), PR.  A partir deste recorte de pesquisa, buscamos compreender quais foram os aprendizados inculcados por meio da inserção da ginástica acrobática na Olijup. Trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e exploratória. Para isso, utilizamos imagens fotográficas, ata s e regulamento da Olijup, além de recortes de jornal, fontes que foram mediadas pelas reflexões de autores como Dubois, Dussel e Pollack. Por meio dessas fontes, foi possível perceber a socialização esportiva entre professores, estudantes e comunidade escolar, bem como o comprometimento, o disciplinamento e o compromisso dos atletas juvenis. Notamos a mitificação dos atletas escolares, ao compartilharem as técnicas da ginástica na Olijup e fora dela, e observamos a importância dessa manifestação na constituição da olimpíada e no aprendizado esportivo.

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