Manifestações Emocionais de Crianças com Síndrome de Down na Natação
Por Kamila Santos Ressurreição (Autor), Daniela Regina da Silva (Autor), Mário Sergio de Melo Bacchi (Autor), Catalina Naomi Kaneta (Autor), Ana Martha de Almeida Limongelli (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 7, n 3, 2008.
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar como as crianças portadoras de síndrome de Down manifestam suas emoções nas aulas de natação e quais as situações geradoras. Caracterizando-se como pesquisa de campo, foi observado um grupo de 12 crianças, na faixa etária de 07 a 12 anos de idade, durante as aulas de natação. Concluiu-se que, nessas aulas, ocorrem manifestações emocionais, tais como Alegria, seguida por Medo, Cólera e Prazer. Logo, ao planejarmos uma aula de natação geramos nas crianças portadoras de síndrome de Down todos os sentimentos e não somente um deles. Estes sentimentos são essenciais no processo maturacional do ser humano, não podendo se preocupar somente com o desenvolvimento motor dessas crianças, mas também com o seu desenvolvimento psicológico.