Manual do Professor de Educação Física: Uma Análise Crítica do Discurso
Por Giovanni Rafael Romano Valladão (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 328, 2025.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender, analisar e examinar os discursos sobre Educação Física presentes no livro didático "Presente Mais Educação Física: Manual do Professor (3º a 5º ano): ensino fundamental: anos iniciais" por meio da Análise de Discurso Crítica (ADC) de Norman Fairclough. Este manual tem como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em sua versão final, e o estudo foi conduzido durante o desenvolvimento da minha tese de doutorado. A ADC forneceu um arcabouço teórico-metodológico essencial para a compreensão da extensa e profunda relação entre ideologia, hegemonia, discurso, documentos oficiais e livros didáticos, considerando-os como produtos históricos carregados de valores da classe dominante. O Manual do Professor de Educação Física identifica discursos que buscam impor hegemonia nas discussões sobre o binário de gênero, o retorno da esportivização e a precarização do trabalho docente por meio da pedagogia da sucata. Conclui-se que os autores do livro didático Manual do Professor se apropriam do discurso político para manipulação, pois não enfatizam reflexões críticas sobre a realidade, a sociedade, as estruturas de poder e a opressão.
Referências
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