Editora Federação paulista de Hipismo. Brasil 2011. 134 páginas.

Sobre

Apresentação

A Federação Paulista de Hipismo (FPH) apresenta o seu Manual de Equitação. Essa obra, inédita nos 71 anos da entidade, resulta da combinação do desejo e da boa vontade.

Iniciei minha vida no hipismo em 1970, junto com minha irmã, na escolinha da Sociedade Hípica Paulista. Àquela época, o único material didático em português disponível era o “Manual Prático de Equitação”, do mestre  Jorge Leal Furtado Coelho, a quem tive o privilégio de ver montar e ensinar vários alunos.

Ao longo desses quarenta anos, pudemos observar grandes mudanças no nosso esporte, como o aumento expressivo do número de escolas de equitação e de praticantes do hipismo. No entanto, ainda são escassos materiais 
didáticos para os instrutores e atletas iniciantes no esporte.

A diretoria da FPH assumiu o compromisso de incentivar as escolas filiadas, abrir as portas da Federação  para escolas que não estavam filiadas e incentivar a melhora da qualidade do ensino da equitação. Nesse sentido,  em 2010 a FPH implantou o julgamento técnico em provas do calendário da Equitação Fundamental, com grande  sucesso. A FPH também vem realizando cursos periódicos de capacitação de instrutores de equitação.

Com a distribuição gratuita deste livro para os alunos e professores das escolas de Equitação Fundamental,  oferecemos mais uma ferramenta para o aprimoramento do ensino da Equitação. O Manual também estará disponível para download no site da FPH, tornando-se, assim, acessível a qualquer praticante do hipismo. 

Vontade é parte importante, mas a boa vontade é essencial. Conviver com o Dr. Enio Monte é aprender sobre cavalos, sua paixão pelos animais e sua vontade inextinguível de ver o hipismo se desenvolver sob todos seus aspectos nos fazem a ele recorrer para ideias e opiniões. Entre estas ideias estava já bastante avançada a edição deste  Manual. E, nesse momento, sua boa vontade se escancarou.

Foram 18 meses de idas e vindas de textos e ilustrações revisados e atualizados, não só por ele, mas também pelo grande artista plástico Cavani Rosas, amante do hipismo por via transversa. Casado com Tracy Williams, grande amazona da Sociedade Hípica Paulista, até hoje presença eventual nos concursos, Cavani e o Dr. Enio mantiveram diversos encontros e desceram aos menores detalhes até completaram este trabalho.

Pronto o trabalho de criação, de novo a boa vontade se manifesta e permite que possamos distribuir gratuitamente este material aos alunos de Escolas de Equitação. A Suzano Papel e Celulose e a Prol Indústria Gráfica, 
através de sua divisão Prol Alternativa, entram em cena e a eles aqui expressamos nossa gratidão.

Espero que esta seja a primeira publicação de uma série, e que nossos leitores, alunos de escolas de equitação, professores ou apenas amantes do hipismo e do cavalo possam aproveitar a obra.

Eduardo Pires do Rio Caldeira
Presidente da FPH

Arquivo