Editora CDC. Estados Unidos 2002. None páginas.

Sobre

Prefácio

A atividade física reduz o risco de várias doenças crônicas não-transmissíveis, pode ser associada com baixa morbidade e baixa mortalidade, além de melhorar as condições funcionais e a qualidade de vida.

A ratificação da Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde para Alimentação, Atividade Física e Saúde pela Assembléia de Saúde Mundial em Maio de 2004, enfatiza o fato de que a inatividade física é um grande problema de saúde pública, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos países em desenvolvimento.

Muitos países da América Latina já reconheceram que o aumento do nível de atividade física em suas populações deve ser um tema prioritário em saúde pública. No entanto, poucos países desenvolveram programas nacionais para a promoção da atividade física.
Vários programas comunitários inovadores vêm surgindo na região. Entretanto, poucos foram devida e cuidadosamente avaliados e, um número ainda menor de programas, foi documentado em literatura científica Existe uma grande necessidade de compartilhamento de informações sobre os aspectos práticos da implementação de programas e sobre o desenho/desenvolvimento e avaliação de intervenções em comunidades.

A avaliação de programas atuais, assim como de iniciativas futuras são importante fonte de informações para profissionais da saúde (secretários de saúde, administradores públicos, médicos, enfermeiras, agentes de saúde, etc…) sobre quais são as melhores formas de desenvolver e implementar programas de atividade física.

Em Novembro de 2003 um painel internacional de especialistas no desenvolvimento e avaliação de programas de atividade física, tanto em comunidades locais como nacionais, se reuniu no Rio de Janeiro - Brasil, a convite do Centro de Colaboração para Promoção da Atividade Física e Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos).

Outros patrocinadores do workshop foram: CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul),

Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Colégio Americano de Medicina Esportiva e o Agita Mundo.

O workshop teve quatro objetivos principais:

1. Estabelecer as bases para a produção de um manual para avaliação de programas de atividade física.

2. Revisar e adaptar o Manual do CDC para Avaliação de Atividade Física para ser utilizado na América Latina.

3. Chamar a atenção e direcionar esforços da comunidade internacional em saúde pública, para avaliação de intervenções em atividade física.

4. Desenvolver diretrizes para avaliação de programas, assim como outros produtos que sejam claramente orientados para aplicações nas Américas.
Manual para Avaliação de Atividade Física

Este Manual – Manual para Avaliação de Atividade Física – foi revisado e atualizado com o objetivo de abordar os primeiros dois objetivos.

O arquivo Recomendações para Avaliação de Intervenções em Atividade Física – Rio de Janeiro (incluido como apêndice 3 ) visa abordar os objetivos 3 e 4.

Durante o workshop, foram apresentados quatro estudos de caso sobre programas de promoção da atividade física considerados bem elaborados em comunidades da Argentina, Brasil, Colômbia e México.

Cada um deles apresenta uma descrição prática de como os investigadores seguiram os 6 passos sugeridos pelo guia de avaliação. Devido a limitações de espaço, somente os estudos de caso do Brasil e da Colômbia puderam ser incluídos nesta edição do manual.
Conforme aprendemos nos estudos de caso e durante o workshop, as 6 etapas (passo-a-passo) do guia podem auxiliar no planejamento, monitoramento e avaliação, mas não precisam necessariamente ser aplicadas nesta ordem. Do ponto de vista prático, os passos podem ser seguidos em uma ordem diferente ou até mesmo simultaneamente.

O Manual para Avaliação de Atividade Física descreve as experiências do programa de avaliação, as reflexões feitas pelos participantes do workshop, além de lições específicas aprendidas através dos estudos de caso do Agita Galera e do Muévete Bogotá. Este processo de avaliação parece ser uma ótima ferramenta a ser usada como guia no planejamento e avaliação de programas no contexto da América Latina, e nos proporciona uma planilha básica que pode ser usada por investigadores para facilitar o compartilhamento de suas experiências.

Esperamos que a publicação do Manual para Avaliação de Atividade Física em Português e Espanhol e a adição de novos estudos de casos na América Latina, facilitem a disseminação do seu uso e aplicação.

Em nome dos membros do workshop, gostariamos de desejar-lhes muita sorte nos seus esforços para promoção da atividade física e espero que este manual possa contribuir para um planejamento eficaz de suas intervenções, um melhor entendimento dos processos e resultados de um programa e uma boa avaliação prática.

Agradecimentos especiais aos participantes do workshop pela sua valiosa contribuição para este manual. Uma lista dos participantes e de suas instituições e afiliações pode ser encontrada no Apêndice A - Recomendações para Avaliação de Intervenções em Atividade Física – Rio de Janeiro.

Thomas Schmid  e  Michael Pratt

Acessar Arquivo