Resumo

É importante o entendimento dos fatores que interferem positiva e negativamente no processo de manutenção da atividade física (MAF). Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar os fatores que interferem na MAF em uma academia de ginástica à luz da Teoria de Manutenção da Atividade Física. A amostra foi composta por 17 alunos de uma academia de ginástica da cidade de Taubaté, interior de São Paulo, com faixa etária entre 23 e 35 anos, selecionados de maneira intencional e não probabilística. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva, de corte transversal, por meio de uma entrevista individual semiestruturada, elaborada com base na teoria e no instrumento original cedido pelo autor da teoria. Após a coleta dos dados, foi realizada a transcrição do conteúdo e analisados os dados segundo a técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, encontramos que os professores estão entre os principais fatores que mantém os alunos na academia, os equipamentos da musculação estão entre os itens que os alunos menos gostam e a proximidade é um fator relevante ao se considerar a regularidade para esta amostra. Sobre os preditores e barreiras que a TMAF adota, a autoeficácia e o ambiente parecem ser os fatores que mais influenciam a manutenção da AF acima dos 3 meses, tendo atuação mais discretas da motivação e o estresse age como principal dimensão negativa, que pode causar situações de recaída ou desistência, prejudicando a MAF.

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