Resumo

A pesquisa, em nível de mestrado, se insere na perspectiva da mídia-educação, visando contribuir para a área de estudos da infância e sua relação com as mídias. O objetivo geral foi analisar manifestações culturais infantis no contexto escolar, por meio de uma abordagem em mídia-educação com base no desenvolvimento de uma intervenção pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de Brasília, com 48 crianças de idade entre 9 a 11 anos de idade. Desenvolveu-se uma oficina de mídia-educação em 23 encontros, durante 12 semanas. A metodologia empregada foi a da pesquisa pedagógica, na qual o pesquisador investiga uma situação pedagógica. Para a investigação adotou-se o papel de um pesquisador-professor. As crianças experimentaram a utilização de câmeras e exploraram as filmagens de forma livre e orientada. A abordagem da mídia-educação foi efetivada através de uma estratégia de produção e apreciação. Para produção de dados utilizou-se um diário de campo e os vídeos produzidos pelas crianças; para a análise uma codificação do próprio diário, complementados pelos vídeos. Os resultados encontrados foram analisados quanto ao processo, ao produto e as manifestações culturais infantis. O processo mostrou que a abordagem metodológica da mídia-educação, embasada na produção e na apreciação, tende a promover o exercício da reflexão e do pensamento crítico das crianças frente às mídias. Além disso, destacaram-se os temas do interesse e do “caos” como interações pedagógicas preponderantes na pesquisa. O interesse aparece como ponto fundamental na pedagogia, sendo a principal motivação no processo de ensino-aprendizagem. O “caos” se destacou como um desafio para a pesquisa, carente de reflexão uma vez que atividades calcadas na criatividade e na colaboração tendem a aparentar desordem. A análise dos produtos se deu na dimensão dos temas representados pelas crianças em suas produções finais, nos gêneros do terror, corrida de carros, programa de TV, brincadeiras espontâneas e lutas, o que revelou a presença importante da cultura popular em suas representações. Por fim, a análise das manifestações culturais infantis promoveu quatro debates. O primeiro acerca dos aparelhos celulares enquanto objeto de grande desejo das crianças. O segundo, a respeito de manifestações da sexualidade, evidenciadas no uso, ou relacionadas, às mídias, promovendo um debate acerca da legitimidade da sexualidade infantil. A terceira reflexão é feita acerca da violência, evidenciada nas brincadeiras de lutas, nas produções e no “caos” da sala de aula, a análise é construída a partir das formas como foram realizadas tais manifestações de violência. O quarto debate é construído na reflexão sobre o discurso de influência das mídias sobre o comportamento infantil, problematizando as tendências superficiais que sugerem uma relação unilateral de causa e efeito.

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