Map: estratégias pedagógicas aplicadas à análise de jogo
Por Alcides José Scaglia (Autor), Pedro Silveira Bueno Galante (Autor), Lucas de Carvalho Barbosa Pinto (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Com a valorização da análise de desempenho, há uma grande produção de dados relacionados ao futebol. A literatura e o mercado focam nos conteúdos que podem oferecer suporte, no entanto há pouca discussão sobre estratégias pedagógicas para transmitir conhecimento. Entendemos a atuação do analista como fundamentalmente pedagógica e partimos da referência que o processo de ensino-aprendizagem não pode resumir à mera transferência de dados, mas deve possibilitar experiências que transformem os atletas e seus conhecimentos. Objetivo: Descrever o desenvolvimento do projeto de integração dos atletas à análise no Capivariano F.C. durante a Copa São Paulo 2024, com intuito de valorizar o atleta na construção do conhecimento. Desenvolvimento: O Material de Apoio Pedagógico (MAP) é uma estratégia incorporada ao departamento de análise que possibilita desafiar o atleta e oferecer novas possibilidades de aprendizado. O processo se inicia com a avaliação do conhecimento atual sobre um determinado conteúdo. Essa avaliação fornece dados relevantes para comissão e planejamento dos treinos, mas também orienta a organização de novas sessões com o MAP que busquem evoluir a compreensão desse determinado conteúdo. A evolução do conhecimento é avaliada a partir da Taxonomia de Bloom, uma teoria que hierarquiza processos de ensino- aprendizagem. Foi realizada uma sessão do conteúdo “encaixe de área” com os atletas. A desenvoltura e noção de auto-eficácia na tarefa variaram entre os jogadores, no entanto, percebemos uma possível relação entre tempo no clube, qualidades das respostas e capacidade de aplicação do conteúdo. Os resultados obtidos ofereceram insights à comissão e orientaram a construção de treinos ajustados às demandas específicas dos atletas. Sugestões: O alinhamento com a cultura do clube é fundamental para a implantação, entendendo as possibilidades de aplicabilidade e abertura do analista. Além disso, destaca-se a relação com os atletas, desenvolver a ideia do analista como um facilitador para aprendizagem