Editora SEMESP. None 2022. 340 páginas.

Sobre

Você já pode consultar a 12a edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicação do Instituto Semesp que tem como objetivo compilar uma gama de dados de fundamental importância para o entendimento do cenário do ensino superior no pais. Um cenário que vem passando, desde o início de 2020, por um momento complexo graças à pandemia da Covid-19.

Essa edição da publicação, inclusive, traz os primeiros números oficiais que refletem o impacto da pandemia no ensino superior, mais especificamente com estatísticas e números referentes a 2020, por meio de gráficos e tabelas que apontam como a crise sanitária influenciou nas matrículas e evasão, por exemplo. Os números mostram, por exemplo, um crescimento ainda maior da modalidade EAD, tendência já apontada nos últimos anos, e um recuo das matrículas presenciais, algo preocupante porque o ensino a distância ainda não conquistou um público mais jovem. Como resultado, a taxa de escolarização líquida do país voltou a cair.

Mais uma vez, o documento apresenta os já tradicionais dados gerais sobre o Brasil e específicos de cada estado, com números sobre matrículas por modalidades, ingressantes, concluintes, taxa de evasão, cursos mais procurados, entre outros. No capítulo especial dessa edição, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2022 traz uma série de informações e análises sobre os cursos de Saúde, que ganharam uma relevância graças à pandemia em virtude de uma maior necessidade de profissionais desta área.

Os números mostram, por exemplo, uma maior resiliência desses cursos, que foram um pouco menos impactados pela pandemia, seja no número de trancamentos e ou nos índices de evasão ou nos próprios números de cursos ofertados pela IES, que caíram bem menos do que nas demais áreas. O capítulo também compila dados gerais sobre o perfil dos estudantes que optam por cursos dessa área, em alguns aspectos um público um pouco mais elitizado do que os dos demais cursos.

Boa consulta!