Resumo
Diante das transformações ocorridas dentro da Educação Física escolar pautadas nos novos documentos norteadores e, da sociedade que intensifica as suas relações com a cibercultura, surgem necessidades de buscar novas ferramentas pedagógicas que auxiliem estudantes e professores nesses novos contextos. Algumas pesquisas indicam que os Mapas Conceituais (MC) possuem tais características, já que permitem trabalhar com diversos conceitos, de forma simultânea, respeitando as localidades em que foram apreendidos. Entretanto, existe a necessidade de adaptá-los para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de despertar maior interesse na sua utilização. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo pedagógico baseado nos mapas conceituais para esse público, com tecnologia de fácil acesso, que busca auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem das habilidades relacionadas às dimensões do conhecimento “análise” e “compreensão” existentes na BNCC para o componente curricular Educação Física. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo e possuiu quatro etapas em sua trajetória metodológica. A primeira apresentou uma revisão sistemática sobre os mapas conceituais como instrumento pedagógico, revisitando as bases de dados; a segunda relata a experiência docente no desenvolvimento de um jogo pedagógico baseado nos mapas conceituais; a terceira trata-se da sistematização desse jogo, bem como a criação de um E-book para divulga-lo enquanto produto educacional; e por fim, a quarta e última etapa, consistiu na aplicação de um questionário direcionado a professores de Educação Física escolar da rede pública de ensino, sobre as potencialidades do jogo educacional em suas práticas após a leitura do E-book. Os resultados obtidos pela revisão sistemática elucidaram pela literatura que, as transformações dos mapas conceituais atreladas a tecnologia e ludicidade podem contribuir para facilitar seu uso nos espaços escolares. A partir disso, a experiência docente com a criação e aplicação de um jogo educacional baseado nos mapas conceituais, desencadeou perspectivas interessantes para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, essas evidências convergiram para a sistematização desse jogo pedagógico que foi denominado “Ko-nect”. A coleta realizada com os professores sobre a percepção das potencialidades do Ko-nect após a leitura do E-book, mostraram que ele é considerado um jogo viável de aplicação em ambientes educacionais públicos, tanto pelos matérias, quanto pela sua dinâmica, além disso, evidenciou que pode ter um potencial de favorecer o processo de ensino e de aprendizagem em vários aspectos. Como pretensões e sugestões futuras, almeja-se obter a licença Creative Commons (CC) e disponibilizar o jogo no banco internacional de objetos educacionais (BIOE), para que possa ser amplamente utilizado por outros professores