Mapeamento da Pedagogia do Esporte no Brasil: uma análise sistemática dos grupos e linhas de pesquisa
Por Luiza Gremelmaier Rosa (Autor), Felipe de Paula Striker Mormul (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Gabriel Henrique Treter Gonçalves (Autor).
Resumo
O estudo objetivou analisar os grupos de pesquisa em Pedagogia do Esporte no Brasil, suas linhas de pesquisa e temas abordados, além de características relacionadas à sua origem. A busca foi realizada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq a partir do termo Pedagogia do Esporte. Foram identificados 49 grupos, com predominância nas regiões Sudeste e Sul e majoritariamente vinculados a universidades públicas. Desde o final dos anos 2000, observa-se um aumento no número de grupos. 127 linhas de pesquisa foram classificadas de acordo com o Modelo Bioecológico do Comitê Olímpico do Brasil, sendo a classificação Treinadores a mais frequente. Identificou-se uma variedade de temas, o que indica a amplitude da área em estudo.