Resumo

A partir do mapeamento da produção do conhecimento científico, é possível identificar tendências e lacunas que permitem compreender a evolução do esporte no campo da Educação Física. Objetivo: Mapear a produção do conhecimento sobre Handebol na Revista Pensar a Prática entre 1998 e 2024. Metodologia: A abordagem utilizada foi de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu em três etapas: (1) definição dos critérios de inclusão dos artigos; (2) seleção e pré-análise dos artigos; e (3) leitura na íntegra dos artigos e organização dos dados conforme: a) autores e filiações; b) ano; c) contexto esportivo; d) tema; e) área do conhecimento; f) tipo de pesquisa; g) tipo de estudo; h) instrumento de coleta de dados; e i) técnica de análise de dados. Resultados: Os resultados apontam que há sete artigos sobre a temática no periódico. A maioria dos autores e colaboradores das pesquisas está na região Sudeste (n=10). Todas as pesquisas estão situadas no contexto do esporte de rendimento. As temáticas contemplam a formação esportiva (n=3), avaliação de aprendizagem (n=1), proposta metodológica (n=1), gênero no esporte (n=1) e políticas públicas para o esporte (n=1). As áreas do conhecimento são bem distribuídas, indicando uma tendência para a pedagogia do esporte (n=2). As pesquisas são majoritariamente qualitativas (n=4), do tipo descritivas (n=3) e documentais (n=3). Os instrumentos de coleta de dados mais utilizados são documentos oficiais (n=2). A técnica de análise dos dados recorrente é a análise de conteúdo (n=4), seguida pela análise estatística (n=2) e análise temática (n=1). Conclusões: O baixo número de estudos encontrados sugere que o periódico não possui tradição de publicar artigos relacionados ao Handebol. Tal constatação dificulta a realização de conclusões assertivas sobre o perfil de publicações.

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