Resumo
A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar. Ainda que obrigatória a redação genérica da legislação não assegura a presença da disciplina em todas as etapas da Educação Básica, não garante que as aulas serão ministradas por profissionais especialistas (com formação específica), tão pouco garante que os alunos terão acesso ao objeto de estudo e conhecimento próprio expressos nos mais diversos componentes da cultura corporal de movimento. Em virtude disso, em muitas instituições de ensino, especialmente na etapa da Educação Infantil, os conteúdos relacionados especificamente à Educação Física acabam diluídos aos outros conhecimentos desenvolvidos e propostos pelos professores com formação em Pedagogia ou Magistério. Considerando a importância de oportunizar atividades adequadas às crianças, de acordo com sua faixa etária, e que essas são fundamentais para o seu completo desenvolvimento, consideramos fundamental a presença de profissionais especialistas na Educação Infantil a fim de potencializar o desenvolvimento infantil e o movimentar-se. No entanto, além dos poucos estudos relacionados à faixa etária, e também à Educação Física na Educação Infantil, sobretudo dos 0 a 3 anos, não há menção da disciplina nos principais documentos oficiais federais publicados até o momento. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi mapear e investigar, junto aos profissionais da Educação Infantil, como a Educação Física tem sido compreendida e ofertada às crianças de 0 a 3 anos e, a partir dessa reflexão e da revisão de literatura propor um conjunto de experiências a fim de contribuir com os profissionais atuantes nesta faixa etária em suas práticas relacionadas ao corpo e ao movimento. Ao longo do estudo, pudemos analisar quais conteúdos e estratégias, para se trabalhar Educação Física, são utilizados pelos profissionais e ainda quais as principais dificuldades encontradas por eles. Concluiu-se que a formação desses profissionais, tanto a inicial quanto a continuada, tem sido a maior dificuldade e não tem sido considerada suficiente para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos por grande parte dos participantes. Conclui-se ainda, que a Educação Física tem sido compreendida, principalmente, pelo seu aspecto motor, desconsiderando sua amplitude de atuação.