Mapeamento dos desempenhos ao longo do tempo de praticantes adultos de um programa de natação
Por Fabrício MADUREIRA (Autor), Erick Jerônimo (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Um dos recursos do profissional de educação física, para favorecer o engajamento dos seus alunos, em programas longitudinais de treinamento, é o estabelecimento de metas, para tanto, as avaliações rotineiras tornam-se uma ferramenta fundamental, que reuni elementos para fundamentar suas estratégias na prescrição de intensidades individualizadas, ainda neste processo o profissional testa a metodologia do programa de intervenção mensurando seus níveis de assertividade, bem como, necessários ajustes para novas modelações de treino. Objetivos: Analisar o impacto de um programa de treinamento em natação na velocidade crítica e potência aeróbia; InvestigarComparar os desempenhos dos alunos praticantes de natação em duas baterias de avaliação longitudinal; Mapear o nível dos alunos; Correlacionar das demais variáveis investigadas. Metodologia: Foram investigados 10 alunos, sendo, nove homens e 1 mulher com média idade 39 anos (±13,1), todos foram submetidos a duas baterias de testes, sendo a primeira foi usada para detectar a velocidade crítica sendo composta pelas distâncias de 400, 200 e 100 metros com intervalos de 7 minutos. A segunda bateria foi constituída pelo teste de 12 minutos de nado contínuo – realizando a maior metragem possível. Os dados supracitados, foram coletados em 3 momentos em intervalos de 2 meses cada para nova reavaliação. Estatística: Após a confirmação da não normalidade dos dados optou-se por sua apresentação na forma de mediana e intervalo interquartil. O teste de Friedman foi usado para a análise intermomentos, já o teste Binominal classificou a frequência dos desempenhos para dados normativos no teste de 12 minutos e o teste de Spearman analisou as magnitudes de relação entre os desempenhos.