Resumo

O presente estudo advém de uma parceria entre o poder público municipal e a universidade pública, cujo objetivo foi diagnosticar os equipamentos públicos de esporte e lazer em Ouro Preto e seus distritos. Com caráter de estudo descritivo exploratório, a metodologia proposta foi a utilização de um formulário de observação adaptado do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC) para a classificação dos espaços quanto às condições de manutenção, acessibilidade, mobiliário e vocação. Os dados possibilitaram a criação de fichas catalográficas que sistematizam a avaliação e a classificação de cada um dos 183 equipamentos analisados. Identificou-se a prevalência de estruturas do tipo como Academias ao Ar Livre, Quadras Poliesportivas e Campos de Futebol, bem como a concentração de equipamentos na região central da cidade e dos distritos, limitando o acesso por parte da população.

Referências

ALVES, Laís.; SARAMAGO, Guilherme.; VALENTE, Lucia.; DE SOUSA, Angélica. Análise documental e sua contribuição no desenvolvimento da pesquisa científica. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 51 – 63, 2021.

ANJOS, Vitor. A. A., SILVA, Júnior. V. P. (2021). Políticas de promoção da saúde em academias públicas de Campo Grande - MS, Brasil. Revista Retos, 39, (1), 379-387, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.79382.

AROSTEGUY, Agustín.; GOMES, Christianne. Palpable cities: leisure in the contemporary urban geographies: a theoritecal discussion. European Journal of Cultural Managementand Policy. V. 10, n. 2, p. 39 – 49, 2020.

BAHIA, Mirleide.; FIGUEIREDO, Silvio. O direito à cidade: reflexões sobre espaço público e lazer. IN: AZEVÊDO, Paulo Henrique.; BRAMANTE, Antonio Carlos. Gestão estratégica das experiências de lazer. Appris: Curitiba, 2017.

BAUER, Martin.; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. IN: BAUER, Martin.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes: Petrópolis. 2 ed, 2002.

BRAMANTE, Antônio C. PINA, Luiz W. Formação em programas sociais: PELC e Vida Saudável. Educação à Distância – EaD. Ministério do Esporte. Universidade Federal de Minas Gerais. 2016.

Acessar