Resumo

O presente estudo é fruto de inquietações surgidas como estudante no decorrer do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, o qual tem por finalidade a formação de professores de EF na área de atuação escolar. O objetivo geral consistiu em mapear as abordagens na produção dos TCC dos Cursos de Licenciatura em EF da ESEF/UFPel. Ao abordar como tema a produção de conhecimento, descrevendo e analisando os TCC o mesmo foi caracterizado como “estado da arte” fazendo contribuições de abordagens quantitativas quanto qualitativas. A amostra do estudo foi composta pelos TCC de licenciatura da ESEF/UFPel nos anos letivos de 2009 a 2015. Os resultados obtidos permitem concluir que a produção efetivada nos TCC mostra que a temática Escola, prepondera em relação às demais com uma frequência igual a 50, o que representa 25,25% de toda a produção dos TCC durante o período estudado; a temática que indica a Atividade Física e Saúde, com uma frequência igual a 46 e 23,23% da produção efetivada, representa sequencial prevalência seguida pela Formação Profissional e Mundo do Trabalho, com frequência 28 e 14,14%. Outras temáticas apresentaram menor representação. Sugerimos a ampliação e aprofundamento do estudo que aborde a temática acerca da produção efetivada na graduação em EF de forma a subsidiar outras discussões relativas à formação dos futuros professores, com o intuito de indicar outras possibilidades de configurar os TCC, especialmente por considerarmos o assunto ainda pouco explorado no que tange a EF.

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