Mapeando a Educação Física nos Institutos Federais: Uma Plataforma Colaborativa
Por Luciano de Almeida (Autor), Fábio Diniz Rossi (Autor), Fabrício Döring Martins (Autor), Ivan Carlos Bagnara (Autor), Affonso Manoel Righi Lang (Autor), Juliano Daniel Boscatto (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Integra
INTRODUÇÃO O objetivo do presente estudo é promover uma aproximação entre os docentes que atuam na Educação Física (EF) nos Institutos Federais (IFs), através da construção de uma plataforma digital colaborativa, potencializando o diálogo acerca da produção e de ações realizadas na área em torno da tríade ensino, pesquisa e extensão, uma vez que, apesar da constituição em rede dos IFs, acreditamos que ainda habitamos um espaço de fronteiras no que se refere a nossa tarefa educativa e as questões relacionadas a produção do conhecimento no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. METODOLOGIA Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa (do ponto de vista da abordagem do problema); descritiva (do ponto de vista de seus objetivos); de levantamento (do ponto de vista de seus procedimentos técnicos) (SILVA; MENEZES, 2001). Para o tratamento dos dados, nos baseamos na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), organizadas em pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. A plataforma digital foi desenvolvida a partir dos dados obtidos no questionário online e baseada em requisitos funcionais e não-funcionais. Como requisitos funcionais, decidimos que são necessárias as informações dos participantes, tais como nome, endereço de e-mail e instituição. Como requisitos não-funcionais, contratamos um servidor de internet para disponibilizar a plataforma de forma online, e o registro de nome de domínio para o acesso público. ANÁLISE E DISCUSSÃO A análise dos questionários realizada até o momento, nos permite fazer a seguinte leitura acerca do estado da arte da EF nos IFs: a) o perfil acadêmico-profissional dos docentes, acena para uma EF preocupada não só com as questões relacionadas ao ensino, mas vinculadas à pesquisa e a extensão, devido entre outros fatores, a maioria dos mesmos possuir pós-graduação stricto sensu e atuar em regime de Dedicação Exclusiva; b) em relação ao ensino, podemos constatar que apesar de ainda ser hegemônica a vinculação das aulas aos conteúdos esportivos, há algumas iniciativas em que os esportes são tratados como conteúdos de ensino e não somente pela perspectiva de uma prática descompromissada ou excessivamente competitiva; c) na perspectiva da pesquisa, também é possível perceber que os docentes envolvidos com projetos de pesquisa nos IFs, ou estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu, ou participam de grupos de estudos e pesquisas ou ainda, são oriundos de uma tradição de pesquisa das universidades em que estavam vinculados, demonstrando interesse em auxiliar na produção científica nos IFs e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; d) no que se refere a extensão é possível identificar uma intencionalidade de aproximação entre os IFs e a comunidade externa, na realização de projetos, eventos, seminários e oficinas voltados as mais diversas temáticas, dentre elas podemos destacar, atividade física e saúde, esporte educacional, formação de professores, práticas corporais de aventura e eventos esportivos. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS... Até o momento, a plataforma digital tem demonstrado um grande potencial de se consolidar como locus de aproximação e a possibilidade do estabelecimento de possíveis parcerias/aproximações para o desenvolvimento de projetos colaborativos, uma vez que permite mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos professores de EF nos IFs em todo território nacional. Além disso, ao dar maior visibilidade aos estudos e projetos desenvolvidos nos IFs, a mesma permite melhor articulação entre as ações internas com a comunidade externa, uma vez que a plataforma digital oferece um espaço público de visualização dos trabalhos desenvolvidos e um espaço exclusivo para os docentes de EF dos IFs participarem de Fóruns, GTs e atividades afins. REFERÊNCIAS BARDIN, L. Análise de conteúdo. 6 ed. Lisboa: Edições 70, 2011. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. revisada e atualizada. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.