Mapeando o ensino das atividades circenses no contexto escolar: escolas, professores e práticas pedagógicas
Por Raissa Cruz Falcade (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 46, n 1, 2024.
Resumo
Este estudo investigou o ensino das atividades circenses em escolas brasileiras, com foco no perfil das escolas, docentes e suas práticas pedagógicas. Utilizando um questionário online e combinando o método “bola de neve” e a busca ativa de participantes, a pesquisa envolveu 82 professores de todas as regiões. Os resultados destacam que o ensino de circo prevalece nos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrado à disciplina de Educação Física principalmente nas escolas públicas e como atividade extracurricular nas privadas. Desafios como falta de infraestrutura, turmas numerosas e escassa formação nessa temática foram destacados. A pesquisa corrobora o fortalecimento dessa atividade no âmbito escolar e sugere a necessidade de mais formação e suporte aos professores.