Resumo

Esta tese aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Tais relações são marcadas por conhecimentos próprios da área que revelam distintos objetivos relativos à sua função social, pois, em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Investigar sobre tal formação implica reconhecer a diversidade característica da área, em problematizar como heranças históricas e sociais fazem parte da formação e da atuação de cada formador que ensina de forma particular, e que é mediado por múltiplos fatores que o constituem. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas que a história da Educação Física deixou/deixa na formação e constituição docentes, a partir das perspectivas dos formadores e dos alunos? Nesta investigação, marcos são compreendidos como acontecimentos que assinalam determinados momentos históricos na área da Educação Física, enquanto marcas referem-se à impressões deixadas por alguém ou algo que auxilia na identificação e constituição dos sujeitos. Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e respectivos professores do curso de licenciatura em Educação Física de um Centro Universitário, instituição privada de ensino, no Sul de Minas Gerais. Inicialmente, foi aplicado um questionário aos formandos com o objetivo de identificar as concepções que os alunos possuem sobre o que é ser um professor de Educação Física e sobre os professores que mais contribuíram para a própria formação profissional. Três professores foram indicados, cujas aulas foram observadas visando identificar como estabelecem o processo de interação com seus alunos e as estratégias de ensino por eles utilizadas, enquanto razões para tal foram detectadas na entrevista individual com cada formador, possibilitando, também, conhecer suas concepções sobre Educação Física, sua própria formação e experiências profissionais. Como último momento da investigação, três formandos que atuavam como professores de Educação Física foram entrevistados, visando identificar como estavam lidando com os desafios da área e se algum daqueles três formadores se mostrava como referência formativa na construção de suas práticas docentes. Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.   

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