Marketing em Profissões: Estudo Exploratório Sobre a Imagem do Profissional de Educação Física e Esporte Por Alunos do Ensino Médio no Estado de São Paulo
Por Márcia Regina de Sá (Autor), Ana Carolina Basso Schmitt (Autor), Ary José Rocco Junior (Autor), Alexei José Zaratini (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Muito se discute sobre o pouco reconhecimento do profissional de Educação Física e Esporte, sendo a imagem atrelada a muitos músculos e pouca inteligência, e também a dedicação à boa forma e saúde e o Esporte como espetáculo. O objetivo identificar a percepção de alunos do ensino médio a respeito da imagem desse profissional, em relação a atuação profissional, relevância da profissão e perspectivas da carreira. Para isso foi conduzida uma pesquisa exploratória de abordagem quanti-qualitativa utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas. Participaram 119 voluntários estudantes do ensino médio. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente e utilizado a metodologia de análise de discurso explorando informações contidas nas respostas. A maior motivação para a escolha da carreira é o fato de gostar e praticar atividade física e modalidades esportivas. Apesar da vivência com professores na escola, a licenciatura é pouco lembrada nos discursos apresentados pelos alunos. O entendimento da relação direta entre Educação Física/Esporte e Saúde/Qualidade de vida é evidente. De forma oposta, é pouco lembrada a relação da Educação Física e Esporte com aspectos culturais e sociais. A profissão é considerada com pouco reconhecimento social e com salários baixos, no entanto é presente uma imagem de importância da profissão e a expectativa de ser promissora. Fica claro que a imagem que os estudantes têm com relação a atuação do profissional de Educação Física e Esporte é superficial. O gap entre vivência na escola e a imagem da profissão sugere a influência dos meios de comunicação sobre a
imagem da profissão, tão discutida na literatura.